A PSICOLOGIA CLÍNICA E A HUMANIZAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Debora Mara Severino
  • Guilherme Ferreira Carvalho Faculdade de Pará de Minas - FAPAM https://orcid.org/0000-0002-4341-6482
  • Laura Karla Santos Faria
  • Priscila de Faria Galvão
  • Eunaihara Lígia Lira Marques
  • Ana Luíza Brandão Leal

Palavras-chave:

Intervenções. Humanização do cuidado. Projeto Integrador.

Resumo

Este estudo é fruto de um trabalho interdisciplinar entre o Projeto Integrador, o Estágio Básico II e a disciplina Psicologia da Saúde e Humanização do Cuidado, oferecidos no primeiro semestre de 2021 para a turma do 7º período do curso de Psicologia da Faculdade de Pará de Minas. Assim, foi proposto que os estudantes, em pequenos grupos, elaborassem projetos de intervenção em diferentes contextos (escolas, empresas, unidades de saúde, etc.), com o intuito de criar e/ou oportunizar ambientes e relações mais humanizadas. Nesse sentido, a pergunta central do trabalho foi: Como a humanização pode ser ampliada nesse referido contexto? Aqui está disposto um dos projetos de intervenção elaborado pelos discentes. Os trabalhos elaborados por todos os estudantes foram reunidos em um E-book. As propostas foram embasadas em pesquisas bibliográficas e entrevistas com profissionais que atuam nas realidades para as quais as intervenções se dedicam. São, portanto, propostas com grande possibilidade de serem aplicadas e replicadas para outros cenários.

Referências

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília: XIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia, 2005.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA; CONSELHOS REGIONAIS DE PSICOLOGIA; CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS – CREPOP. Referências Técnicas para a atuação de psicólogas (os) na atenção básica à saúde. Brasília: CFP, 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE; SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE; NÚCLEO TÉCNICO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO. Humaniza SUS: Documento Base para Gestores e Trabalhadores do SUS. 4.ed. Brasília: Editora MS, 2010.

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.