Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

São de exclusiva responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidas, bem como a utilização de quaisquer elementos em seus trabalhos (reprodução de imagens, tabelas, citações, etc.).

No campo “Arquivo Adicionado” deve-se adicionar a carta de recomendação para publicação, se houve.

No ato da submissão do trabalho, deve ser informado o titulo, subtítulo se houve, resumo, palavras-chaves, todas as referências, alem dos nomes de todos os autores. Deve-se inserir no campo "Resumo da biografia" um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras. Solicita-se o preenchimento dos campos ORCID, URL (Lattes), país e Instituição/AfiliaçãoEsses dados são imprescindíveis no momento da submissão do artigo.

Este periódico não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.

 

Estrutura e  formatação dos trabalhos:

Título: deve ter, no máximo, 15 palavras, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas. O subtítulo (se houver) deve vir precedido de dois-pontos (:) e também em caixa-alta. O titulo em inglês deve ser apresentado logo abaixo e seguir as mesmas diretrizes.

Resumo: deve conter entre 150 e 250 palavras, apresentando os itens relevantes do artigo, como objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados/conclusões. Deve-se evitar o uso de siglas, fórmulas e citações. Deve ser escrito em parágrafo único. O abstact deve seguir as mesmas orientações.

Palavras-chave: mínimo 3 e máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto.

Toda submissão deve trazer, na primeira página, título, resumo e palavras-chave em português e a tradução desses elementos para o inglês.

O texto deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Ressalta-se que essa é apenas uma orientação. Essas partes, conservando-se a ordem em que aparecem no texto, podem ser nomeadas de modo diferente e/ou conter subdivisões de acordo com a preferência dos autores.

a) Citações: deve-se seguir as normas da ABNT NBR-10520 para citações.

b) Notas de pé de página (rodapé): devem ser restritas ao mínimo indispensável; devem ser numeradas sequencialmente; alocadas ao final da página correspondente. 

c) Termos em língua estrangeira devem ser grafados em itálico. Caso seja preciso destacar alguma palavra ou frase, empregar também o itálico.

d) O uso de siglas e abreviações deve ser restrito às já existentes ou convencionadas. Na primeira vez que forem mencionadas no texto, devem ser escritas por extenso e seguidas da sigla ou abreviação entre parênteses. Nas ocorrências seguintes, pode-se utilizar apenas as siglas ou abreviações.

e) Recomenda-se a grafia dos números de um a dez por extenso, assim como das dezenas e centenas redondas (vinte, trezentos), e a grafia em algarismos para quaisquer idades (50 anos) e períodos de tempo (3 meses, 7 minutos, 80 anos).

f) Os recursos visuais (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, quadros e tabelas) devem trazer sua identificação na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. Abaixo da identificação, deve ser inserida a fonte. Imagens, gráficos, quadros e tabelas elaborados pelos autores devem conter tal informação na fonte. Caso o trabalho seja aprovado, poderá ser solicitado o envio dos recursos visuais no formato JPG com resolução acima de 300 dpi. Tabelas e quadros devem ser inseridos em formato de texto. 

g) Referências: Deve-se referenciar apenas os textos/materiais citados no trabalho, seguindo as normas da ABNT NBR-6023 para referências. Deve-se utilizar o negrito para o destaque dos títulos e, sempre que possível, informar os nomes dos autores por extenso. Nas referências de artigos publicados em periódicos, informar o DOI sempre que houver.

Recomenda-se a utilização do Manual de Normalização de Trabalhos Academicos e Cientificos.

 

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