Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Author Guidelines

São de exclusiva responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidas, bem como a utilização de quaisquer elementos em seus trabalhos (reprodução de imagens, tabelas, citações, etc.).

No campo “Arquivo Adicionado” deve-se adicionar a carta de recomendação para publicação, se houve.

No ato da submissão do trabalho, deve ser informado o titulo, subtítulo se houve, resumo, palavras-chaves, todas as referências, alem dos nomes de todos os autores. Deve-se inserir no campo "Resumo da biografia" um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras. Solicita-se o preenchimento dos campos ORCID, URL (Lattes), país e Instituição/AfiliaçãoEsses dados são imprescindíveis no momento da submissão do artigo.

Este periódico não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.

 

Estrutura e  formatação dos trabalhos:

Título: deve ter, no máximo, 15 palavras, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas. O subtítulo (se houver) deve vir precedido de dois-pontos (:) e também em caixa-alta. O titulo em inglês deve ser apresentado logo abaixo e seguir as mesmas diretrizes.

Resumo: deve conter entre 150 e 250 palavras, apresentando os itens relevantes do artigo, como objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados/conclusões. Deve-se evitar o uso de siglas, fórmulas e citações. Deve ser escrito em parágrafo único. O abstact deve seguir as mesmas orientações.

Palavras-chave: mínimo 3 e máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto.

Toda submissão deve trazer, na primeira página, título, resumo e palavras-chave em português e a tradução desses elementos para o inglês.

O texto deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Ressalta-se que essa é apenas uma orientação. Essas partes, conservando-se a ordem em que aparecem no texto, podem ser nomeadas de modo diferente e/ou conter subdivisões de acordo com a preferência dos autores.

a) Citações: deve-se seguir as normas da ABNT NBR-10520 para citações.

b) Notas de pé de página (rodapé): devem ser restritas ao mínimo indispensável; devem ser numeradas sequencialmente; alocadas ao final da página correspondente. 

c) Termos em língua estrangeira devem ser grafados em itálico. Caso seja preciso destacar alguma palavra ou frase, empregar também o itálico.

d) O uso de siglas e abreviações deve ser restrito às já existentes ou convencionadas. Na primeira vez que forem mencionadas no texto, devem ser escritas por extenso e seguidas da sigla ou abreviação entre parênteses. Nas ocorrências seguintes, pode-se utilizar apenas as siglas ou abreviações.

e) Recomenda-se a grafia dos números de um a dez por extenso, assim como das dezenas e centenas redondas (vinte, trezentos), e a grafia em algarismos para quaisquer idades (50 anos) e períodos de tempo (3 meses, 7 minutos, 80 anos).

f) Os recursos visuais (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, quadros e tabelas) devem trazer sua identificação na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. Abaixo da identificação, deve ser inserida a fonte. Imagens, gráficos, quadros e tabelas elaborados pelos autores devem conter tal informação na fonte. Caso o trabalho seja aprovado, poderá ser solicitado o envio dos recursos visuais no formato JPG com resolução acima de 300 dpi. Tabelas e quadros devem ser inseridos em formato de texto. 

g) Referências: Deve-se referenciar apenas os textos/materiais citados no trabalho, seguindo as normas da ABNT NBR-6023 para referências. Deve-se utilizar o negrito para o destaque dos títulos e, sempre que possível, informar os nomes dos autores por extenso. Nas referências de artigos publicados em periódicos, informar o DOI sempre que houver.

Recomenda-se a utilização do Manual de Normalização de Trabalhos Academicos e Cientificos.

 

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.