DESAFIOS DE LOCATÁRIOS E LOCADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA – COVID 19

Autores

  • Jonatan Filipe FAPAM Faculdade de Pará de Minas
  • Gustavo Monteiro FAPAM Faculdade de Pará de Minas
  • Kamila Nicoly FAPAM Faculdade de Pará de Minas
  • Letícia Silva FAPAM Faculdade de Pará de Minas
  • Werner Luiz Teixeira Leite FAPAM Faculdade de Pará de Minas

Palavras-chave:

Contratos de locação. Situação econômica. Eventos de força maior. Equilíbrio obrigacional.

Resumo

O artigo apresenta as dificuldades enfrentadas nas relações contratuais de locação devido ao vírus da Covid-19, no qual desencadeou a pandemia que vivemos nesse momento. Muitas empresas e pessoas sofreram com as alterações trazidas pela pandemia, principalmente na situação econômica, uma vez que o fechamento de comércios e empresas foram necessárias ao combate da transmissão do vírus. Destaca-se o art. 393 do CPC ao instituir assunto relacionado a eventos de força maior ou caso fortuito, além de decisões judiciais e doutrinárias acerca do tema. Os desafios encontrados podem ser resolvidos através da boa-fé objetiva e renegociação nas relações contratuais. Em suma, cada caso deve ser analisado e tratado de modo a preservar o equilíbrio das relações obrigacionais e a realidade de cada relação.

Referências

Darlan Alvarenga, Luiz Guilherme Gerbelli e Raphael Martins. Como a pandemia bagunçou a economia brasileira em 2020. 12 de dez. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/12/12/como-a-pandemia-baguncou-a-economia-brasileira-em-2020.ghtml. Acesso em: 15 maio de 2021.

Gagliano, Pablo Stolze; Pamplona Filho. Rodolfo. Manual de direito civil – volume único/ Pablo Stolze Gagliano; Rodolfo Pamplona Filho. 4. Ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

Jayme Marques de Souza Junior e Anderson de Souza Amaro. Os impactos da pandemia da covid-19 nos contratos de locação imobiliária. 04 de já. 2021. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/338466/os-impactos-da-pandemia-da-covid-19-nos-contratos-de-locacao-imobiliaria. Acesso em: 15 de maio de 2021.

José de Fernando Simão. Pandemia e Locação. Disponível em: https://flaviotartuce.jusbrasil.com.br/artigos/835913055/pandemia-e-locacao. Acesso em: 15 de maio de 2021.

Leonardo Barbosa Delfino. Reflexo da Pandemia para as empresas. Disponível em: https://revistaempresarios.net/site/reflexos-da-pandemia-para-as-empresas-por-leonardo-barbosa-delfino-tecnico-em-administracao-de-empresas-pela-etec-engenheiro-de-producao-formado-pela-universidade-santa-cecilia-e-pos-graduado-pe/. Acesso em 15 de maio de 2021.

Sandel, Michael J. Justiça – O que é fazer a coisa certa/ Michael J. Sandel; tradução de Heloisa Marias e Maria Alice Máximo. 29ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)