DIREITO PROCESSUAL CIVIL:
A CONSTITUCIONALIDADE DO SACRIFÍCIO DE ANIMAIS EM RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS.
Palavras-chave:
Matriz Africana. Sacrifício de animais. Fauna e Flora. Liberdade Religiosa. Direito Constitucional.Resumo
Neste artigo apresentamos uma investigação sobre a constitucionalidade do sacrífico de animais em religiões de matrizes africanas, do qual tem se mostrado muito importante, por causar diversos impactos e questionamentos em relação à garantia de liberdade religiosa – Constituição da República, artigo 5ª VI - versus a proteção da fauna e da flora do quais vedam a pratica que submetem os animais a crueldade – Carta Magna, artigo 225ª §1, VII -, versus a liberdade de manifestação da cultura afro-brasileira, indígena e popular – Texto Constitucional, artigo 215ª §1 -, é indagado neste artigo sobre o envolvimento da sociedade civil nas discussões sobre os rumos do ordenamento jurídico, acerca do que é particularmente importante no cumprimento da constituição. A cultura africana é diversificada, e dotada de uma enorme riqueza imaterial, suas tradições religiosas de matriz africana, são atribuídas de diversos ritos e costumes singulares, sendo exemplo desta cultura: as danças, rezas, benzeduras, uso de plantas com fins terapêuticos – mais conhecidos como ‘plantas sagradas’, e até mesmo sacrifício de animais, como ‘troca’ e ‘oferenda’. Mediante disto, apresentamos um estudo sobre o perfil da cultura das religiões de matrizes africanas, para melhor alinhamento dos parâmetros que só podem ser mais bem determinados pela construção pretoriana e jurisprudencial, no fornecimento de informações técnicas e ainda não vislumbradas. Assim seno, neste presente trabalho, procuramos analisar, trazer reflexões críticas, e sanar dúvidas referentes à constitucionalidade do sacrífico de animais em religiões de matrizes africanas, averiguando e entendendo a inviabilidade ou viabilidade deste impacto, e buscando compreender a razão do STF – Supremo Tribunal Federal -, ter seguido com a decisão de tornar constitucional o sacrífico de animais nos aspectos éticos e legais sobre o tema.
Referências
África Bantu: De 3500 A.C. até o presente. Editora Vozes; 1ª edição (21 outubro 2019). Acesso em: 17/04/2023.
Animais em alguns rituais religiosos: direito ao culto ou crueldade?. Disponível em:https://www.jusbrasil.com.br/artigos/animais-em-alguns-rituais-religiosos-direito-ao-culto-oucrueldade/605562505>. Acesso em: 19/04/2023.
Ataíde Júnior Dez/2020 REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO E JUSTIÇA, CONSCIÊNCIA E SENCIÊNCIA COMO FUNDAMENTOS DO DIREITO ANIMAL. Acesso em: 19/04/2023.
Ativistas e criadores divergem sobre projeto que transforma animais em sujeitos de direito - Notícias. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/817294-ativistas-e-criadoresdivergem-sobre-projeto-que-transforma-animais-em-sujeitos-de-direito%E2%80%A8/>. Acesso em: 17/04/2023.
Candomblé, sacrifício de animais e liberdade de credo. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/74927/direito-fundamental-a-sacralizacao-de-animais-no-candomble-aluz-do-direito-brasileiro.>. Acesso em: 12/04/2023.
CARNEIRO, Manoel Franklin Fonseca. TJDFT (2020). A dignidade do animal na Constituição. Acesso em: 19/04/2023.
CARNEIRO, Manoel Franklin Fonseca. COAD (2020). A dignidade do animal na Constituição. Acesso em: 19/04/2023.
Constituição Federal 1988. Lei Federal nº 9605/98 - Lei de Crimes Ambientais. Acesso em: 12/04/2023.
STF declara constitucionalidade de lei gaúcha que permite sacrifício de animais em rituais religioso. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=407159>. Acesso em: 17/04/2023.
Sacrifícios rituais de animais em religiões afro-brasileiras - Jus.com.br | Jus Navigandi. Disponível em: https://jus.com.br/amp/artigos/31559/sacrificios-rituais-em-religioes-afrobrasileiras>. Acesso em: 06/04/2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Projetos Extensionistas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.