FAMÍLIAS MULTIESPÉCIES

PROBLEMÁTICA JURÍDICA DA GUARDA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS E O PAGAMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA

Autores

  • Anna Clara Boaventura da Silva
  • Débora Cristina Almeida Campos
  • Gustavo Monteiro
  • João Pedro Soares Araújo Ferreira
  • Paloma de Castro Soares
  • Poliana de Castro Soares
  • Viviane Suelen Oliveira
  • Fabrício Veiga Costa

Palavras-chave:

Família Multiespécies. Guarda. Regulamentação de visitas Animais de estimação. Guarda. Alimentos.

Resumo

A família Multiespécie é conceituada como aquela que carrega na afetividade o convívio humano- animal levando em consideração que os animais são seres sencientes, entende-se que são dotados de sentimentos e emoções, embora parte da legislação os considerem meros seres semoventes. Assim sendo, o presente trabalho busca analisar e compreender a família Multiespécies, averiguando e entendendo a inviabilidade ou viabilidade de tutelar juridicamente as questões envoltas em caso de divórcio, dissolução de união estável, bem como pedido de guarda, regulamentação de visitas do outro tutor e demanda de alimentos. Para tal, buscamos e baseamos nosso trabalho em doutrinadores da seara familiarista, artigos, projetos de lei em tramitação e outras fontes, para num primeiro momento entender e descrever a relação estabelecida, de vínculo, entre homem e seu animal no convívio e contexto familiar. Hoje, no Brasil, não temos uma norma específica que regulamenta tal demanda, mas com a crescente procura por fontes que estabeleçam e preencham a lacuna legislativa, já temos alguns pontos positivos, como a tramitação de projetos de lei para tratar o termo, que hoje está diretamente inserido na órbita das famílias brasileiras.

Biografia do Autor

Anna Clara Boaventura da Silva

1Graduando no curso de Direito pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Débora Cristina Almeida Campos

2Graduando no curso de Direito pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Gustavo Monteiro

3Graduando no curso de Direito pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

João Pedro Soares Araújo Ferreira

4Graduando no curso de Direito pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Paloma de Castro Soares

5Graduando no curso de Direito pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Poliana de Castro Soares

6Graduando no curso de Direito pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Viviane Suelen Oliveira

7Graduando no curso de Direito pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Fabrício Veiga Costa

8Professor facilitador do PI. Doutor em Direito Processual. Mestre em Direito Processual. Especialista em Direito Processual, Direito de Família e Direito Educacional. Graduado em Direito.

Referências

RAVELLY, Martins Soares Dias, Maria. Família multiespécie e direito de família: uma nova realidade. JUS.COM.BR, Disponível em: < https://jus.com.br/amp/artigos/67381/familia-multiespecie-e-direito-de-familia-uma-nova- realidade >. Acesso em: 20 de maio de 2022.

MOURA OLIVEIRA LISITA, Kelly. O Direito de Família e a guarda de animais em breves considerações jurídicas. IBDFAM.ORG.BR, 2020. Disponível em:

https://ibdfam.org.br/artigos/1582/O+Direito+de+Fam%C3%ADlia+e+a+guarda+de+animais+em+breves+considerações+jur%C3%ADdicas. Acesso em: 20 de maio de 2022.

VIEIRA, Júlia. Guarda compartilhada e pensão alimentícia de animais de estimação após o término da relação conjugal: posicionamento dos tribunais de justiça da região sul do Brasil. REPOSITORIO.ANIMAEDUCACAO.COM.BR,2021. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14181>. Acesso em: 20 de maio de 2022.

SOUZA DE AGUIAR, Melanie. Ferazza Alves, Cássia. A família multiespécie: um estudo sobre casais sem filhos e tutores de pets. PEPSIC.BVSALUD.ORG, 2021. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org>. Acesso em: 20 de maio de 2022.

BRASIL. Lei no10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código civil. Senado Federal, 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 28 de maio 2022.

BRASIL. Lei Federal No 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.html>. Acesso em: 17 maio 2022.

DIAS, Edna Cardozo. Os animais como sujeitos de direitos. Revista Animal Brasileira de Direito (Brazilian Animal Rights Review). Vol. 1. Ano 1, 2006, p. 119-121. Disponível em: http://www.animallaw.info/policy/pobraziljourindex.htm. Acesso em 29 maio. 2022.

LOURENÇO, Daniel Braga. Direito dos Animais: Fundamentação e Novas Perspectivas. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Ed., 2008.

RODRIGUES, Danielle Tetü. O Direito & os Animais: uma abordagem ética, filosófica e normativa. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2012.

SOUSA, José Franklin de. Direito Animal. 2 ed. São Paulo: Independently, 2020.

TOLEDO, Maria Izabel Vasco de. A tutela jurídica dos animais no Brasil e no direito comparado. Revista Brasileira de Direito Animal, Salvador, ano 7, v.11, p. 217, julho/dezembro 2012.

UNESCO, Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Bruxelas - Bélgica, 27 de janeiro de 1978. {online}. Disponível em: file:///C:/Users/Comercial/Downloads//712-Texto%20do%20artigo-2050-1-10- 20140307.pdf>. Acesso em 10 de abril 2022.

SOUZA, Alinne Silva de. Direitos dos animais domésticos: análise comparativa dos estatutos de proteção. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 110-132, janeiro/junho 2014.

MARTINS. Valéria Teixeira Marinho. A proteção do Direito dos Animais como um novo Direito Fundamental. {online} disponível em: http://www.emerj.rj.gov.br/paginas/trabalhos_conclusao/2semestre2011/trabalhos_22011/ValeriaTeixeiraMarinhoMartins.pdf>. Acesso em 17 de maio de 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)