HISTÓRIAS QUE TECEM HISTÓRIAS
DOAÇÃO DE LIVROS E RODAS DE LEITURA PARA TRANSFORMAR INFÂNCIAS
Keywords:
Educação, Psicologia, Ensino e aprendizagem, Psicologia Escolar, Rodas de leitura.Abstract
O projeto “Histórias que Tecem Histórias” foi desenvolvido para enfrentar as desigualdades de acesso à leitura em escolas públicas, justificando-se pela relevância social da literatura no desenvolvimento cognitivo, emocional e social infantil. Teoricamente fundamentado na Psicologia da Educação e em autores como Vygotsky, Piaget e Freire, o trabalho teve como objetivo promover o acesso democrático aos livros por meio da arrecadação e doação de obras infantojuvenis, instalação de uma Geladeira Literária e realização de rodas de leitura dramatizadas com crianças de 6 a 8 anos na Escola Municipal Prof. Amélia Guimarães Caic. A metodologia incluiu a coleta de livros, seleção do acervo, preparação de roteiro cênico e aplicação de uma leitura dramatizada de Alice no País das Maravilhas, observando indicadores quantitativos e qualitativos de participação, engajamento e impacto. Os resultados demonstraram forte mobilização comunitária, ampliação do acervo escolar e alto envolvimento das crianças durante a dramatização, evidenciando aumento do interesse pela leitura e estímulo à imaginação. Por fim, nota-se que o projeto gerou impacto significativo tanto na comunidade escolar quanto na comunidade acadêmica, fortalecendo vínculos entre educação básica e ensino superior e mostrando que práticas lúdicas de mediação literária são estratégias eficazes para democratizar o acesso à cultura, favorecer o desenvolvimento infantil e promover inclusão social. O trabalho reafirma a importância de iniciativas contínuas que aproximem a literatura das infâncias e ampliem oportunidades de formação leitora.
References
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 6. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antônio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004.
CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (Orgs.). História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COSSON, Rildo. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
FONTES, Maria José de Oliveira; CARDOSO-MARTINS, Cláudia. Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 83-94, 2004.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2023. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep. Acesso em: 26 out. 2025.
KLEIMAN, Ângela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 4. ed. São Paulo: Ática, 2018.
PAOLUCCI, Karina. Aprendendo com a ciência cognitiva da leitura: um estudo de caso de intervenção fônica na alfabetização. 2022. Dissertação de Mestrado em Educação: Psicologia da Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
REVISTA DA FAEEBA. Rodas de leitura na educação infantil. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 34, n. 67, p. 1-15, 2025.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Revista Projetos Extensionistas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.