EVASÃO ESCOLAR
FATORES QUE LEVAM AO RETORNO ESCOLAR
Palavras-chave:
Evasão Escolar, EJA, Psicologia, Desigualdade.Resumo
A evasão escolar no Ensino Médio é um desafio persistente no Brasil, com consequências diretas para o desenvolvimento social e econômico do país. Este projeto de extensão visa ouvir e incluir ativamente as experiências dos alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Manoel Batista, por meio de uma roda de conversa, compartilhamento de experiências e reflexão sobre os fatores que levam à evasão e ao retorno à escola. A atividade busca compreender o impacto das desigualdades sociais nos percursos educacionais e valorizar o papel da escola como espaço de pertencimento e transformação. As narrativas dos participantes revelaram motivações profundas e diversas para a evasão, como trabalho, responsabilidades familiares e falta de apoio, mas também ressaltaram a importância do retorno à escola como um ato de desafio e desejo de superação. A experiência proporcionou não apenas uma aproximação entre estudantes e profissionais em formação, mas também reforçou a necessidade de políticas públicas que fortaleçam a EJA e promovam uma educação inclusiva, acessível e significativa. Com aplicação prática e impacto direto na comunidade, o projeto evidenciou o potencial transformador da psicologia escolar ao promover escuta, empatia e valorização das trajetórias individuais, contribuindo para o fortalecimento de vínculos e o combate à exclusão educacional.
Referências
AGÊNCIA GOV. Ensino médio tem maior taxa de evasão da educação básica. Agência Gov, 15 fev. 2024. Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202402/ensino-medio-tem-maior-taxa-de-evasao-da-educacao-basica. Acesso em: 5 maio 2025.
ASSIS, Luzinete Martins de. A educação de jovens e adultos por um olhar psicopedagógico. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 7, n. 10, p. 2291–2305, out. 2021. ISSN 2675-337. Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2811. Acesso em: 2 maio 2025.
CARMO, Michelly Eustáquia do; GUIZARDI, Francini Lube. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, e00101417, 2018.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Cortez, 2002.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar 2022: Taxas de Evasão Escolar no Ensino Médio. Brasília: INEP, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br. Acesso em: 09 fev 2025.
OLIVEIRA, Carla R. et al. Dificuldades de Aprendizagem e Evasão Escolar: Uma Análise em Escolas de Periferia. Educação e Pesquisa, v. 45, n. 3, p. 1-15, 2019.
RAMOS, Ana Carolina; GONÇALVES JUNIOR, Oswaldo. Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 50, p. e268037, 2024. SciELO Brasil - Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos.
SILVA, Flávio Rodrigues da. Atuação psicopedagógica frente à evasão escolar. 2016. Monografia de Graduação em Psicopedagogia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
SILVA, Maria A.; SOUZA, João B. Fatores Associados à Evasão Escolar no Ensino Médio: Um Estudo em Escolas Públicas. Revista Brasileira de Educação, v. 25, n. 1, p. 45-60, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Projetos Extensionistas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.