A PSICOLOGIA CLÍNICA E A HUMANIZAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Intervenções. Humanização do cuidado. Projeto Integrador.Resumo
Este estudo é fruto de um trabalho interdisciplinar entre o Projeto Integrador, o Estágio Básico II e a disciplina Psicologia da Saúde e Humanização do Cuidado, oferecidos no primeiro semestre de 2021 para a turma do 7º período do curso de Psicologia da Faculdade de Pará de Minas. Assim, foi proposto que os estudantes, em pequenos grupos, elaborassem projetos de intervenção em diferentes contextos (escolas, empresas, unidades de saúde, etc.), com o intuito de criar e/ou oportunizar ambientes e relações mais humanizadas. Nesse sentido, a pergunta central do trabalho foi: Como a humanização pode ser ampliada nesse referido contexto? Aqui está disposto um dos projetos de intervenção elaborado pelos discentes. Os trabalhos elaborados por todos os estudantes foram reunidos em um E-book. As propostas foram embasadas em pesquisas bibliográficas e entrevistas com profissionais que atuam nas realidades para as quais as intervenções se dedicam. São, portanto, propostas com grande possibilidade de serem aplicadas e replicadas para outros cenários.
Referências
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília: XIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia, 2005.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA; CONSELHOS REGIONAIS DE PSICOLOGIA; CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS – CREPOP. Referências Técnicas para a atuação de psicólogas (os) na atenção básica à saúde. Brasília: CFP, 2019.
MINISTÉRIO DA SAÚDE; SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE; NÚCLEO TÉCNICO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO. Humaniza SUS: Documento Base para Gestores e Trabalhadores do SUS. 4.ed. Brasília: Editora MS, 2010.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Projetos Extensionistas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.