PREVENINDO E COMBATENDO O BULLYING NA ESCOLA
Palavras-chave:
Bullying; Conscientização; Empatia; Respeito; Prevenção.Resumo
Idealizado pelas estudantes do curso de Pedagogia da FAPAM, o projeto de extensão “Prevenindo e Combatendo o Bullying na Escola” foi desenvolvido com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Dona Maria Pinto de Mendonça, em Igaratinga/MG. O objetivo foi conscientizar sobre o bullying, suas diversas formas e impactos, além de promover atitudes de empatia e respeito no convívio escolar. As atividades incluíram rodas de conversa, estudos de caso, a contação da história "Borboleta Azul", o jogo das emoções e ações educativas por meio do Instagram. Essas estratégias ajudaram os alunos a reconhecerem suas emoções, refletirem sobre seus comportamentos e desenvolverem a habilidade de se colocar no lugar do outro. O projeto também incentivou a cooperação entre escola, família e comunidade. Os resultados foram satisfatórios, os alunos participaram ativamente e demonstraram mudanças positivas nas relações interpessoais, tornando-se mais empáticos e respeitosos. Os professores relataram uma melhoria no clima escolar, que se tornou mais acolhedor e reflexivo. A utilização das redes sociais ampliou o alcance das ações, permitindo que os conteúdos chegassem a um público maior e estimulando o debate sobre o tema fora do ambiente escolar. Conclui-se que iniciativas como essa contribuem diretamente para a melhoria das relações escolares e para a formação de cidadãos mais conscientes, éticos e preparados para lidar com a diversidade em diferentes contextos sociais.
Referências
BANDEIRA, Denise R.; HUTZ, Cláudio S. Violência e vitimização no contexto escolar: perspectivas psicológicas e legais. Porto Alegre: Artmed, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Prevenção e enfrentamento do bullying nas escolas. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.mec.gov.br. Acesso em: 27 mar. 2025.
DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Habilidades sociais e prevenção da violência na escola. Petrópolis: Vozes, 2017.
FELIZARDO, Maria. Bullying: uma ameaça às relações sociais na escola. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2007, Recife. Anais.... Recife: UNICAP, 2007.
GOMES, Rogério. Bullying escolar: o que é e como enfrentá-lo. In: OLIVEIRA-MENEGOTTO, Letícia; PASINI, Marina; LEVANDOWSKI, Dirson João (org.). Bullying: escola e violência. Porto Alegre: Penso, 2013.
KUHN, Danilo; LYRA, Mariana C.; TOSI, Pedro A. Bullying e gênero: diferenças entre meninos e meninas. In: OLIVEIRA-MENEGOTTO, Letícia; PASINI, Marina; LEVANDOWSKI, Dirson João (org.). Bullying: escola e violência. Porto Alegre: Penso, 2013.
PENNA, Juliana; OLIVEIRA, Maria José. Narrativas como ferramenta de educação emocional no ambiente escolar. Cadernos de Educação e Diversidade, v. 6, n. 1, p. 112–125, 2021.
RAMIRES, Yuri. Líder de grupo criminosos sofria bullying na vida real; online se 'sentia poderoso'. Gazeta digital. Cuiabá, 27 maio 2025. Disponível em: <https://www.gazetadigital.com.br/editorias/policia/lider-de-grupo-criminosos-sofria-bullying-na-vida-real-online-se-sentia-poderoso/809880.> Acesso em: 06 jun 2025.
SILVA, Carla Regina; CUNHA, Fernanda Lopes. A contação de histórias como instrumento pedagógico no combate ao bullying. Revista Educação e Humanidades, v. 4, n. 2, p. 78–89, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Projetos Extensionistas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.