A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

  • Ana Cláudia da Silva Rocha FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Franciele Magela de Oliveira FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Franciele Ribeiro de Oliveira FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Ivanildes Santos dos Reis FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Izabela Cristina Duarte Lima FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Maria Luiza da Silva Pinto FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Joanita Ribeiro de Melo FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Pérola Kimberlly Duarte Cardoso FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Silvania Aparecida Ramos FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Verônica Aparecida Gonçalves Silva FAPAM - Faculdade de Pará de Minas

Palavras-chave:

Educação, alfabetização, letramento, lúdico, aprendizagem.

Resumo

O presente projeto foi desenvolvido pelas integrantes do 6º período de pedagogia, estudantes da faculdade de Pará de Minas, FAPAM. O projeto teve como fundamento relatar sobre a importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento, para um melhor processo de ensino e aprendizagem. Visando tornar a educação mais envolvente e eficaz, incorporando a ludicidade e os jogos como ferramentas de aprendizagem, certificando de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e os interesses dos alunos para obter os melhores resultados. Através da proposta, serão realizadas pesquisas dentro dos ambientes escolares, sendo, perguntas de múltipla escolha de marcação fechada, formuladas de acordo com o tema. Foi realizado entrevistas de forma online com docentes especializados na área da alfabetização. Dessa forma, o objetivo principal é investigar a importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento de crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

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Publicado

2024-03-04

Edição

Seção

Artigos