ESTRATÉGIAS SOCIOEDUCATIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA

Autores

  • Letícia Lopes Rodrigues Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Jéssika Paula Guimarães Gomes Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Stella Bárbara Carvalho e Castro Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Kátia Almeida Lopes. Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Marina Campos Silva Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Pedagogia. Pedagogia Social. Educação Básica. Centro de Referência da Assistência Social.

Resumo

A Pedagogia se configura como uma Ciência da Educação, a qual estuda as finalidades, processos e práticas educacionais e do desenvolvimento, fazendo com que as desigualdades sociais se tornem ainda mais graves e vulnerabilizadas, por causa da implementação das aulas online. Com o início da pandemia do Novo Corona Vírus no Brasil, em março de 2020 e o fechamento das escolas, as crianças e suas famílias em situações vulneráveis ficaram ainda mais expostas, sem a devida condição social para prosseguirem às oportunidades de estudos dos demais alunos que possuem recursos e um local tranquilo para os estudos. Para auxiliar neste cenário, existe o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, que é um direito público e gratuito, garantido pela Prefeitura e pelo Governo Federal que contribui com essas crianças e suas famílias em situações vulneráveis de diversos segmentos, para que tenham uma assistência psicológica, educacional e social. Durante o momento atual no qual vivemos, há uma grande preocupação com a Educação Básica, principalmente nas escolas públicas em todo país e é nesta etapa em que os CRAS mais atua.

Biografia do Autor

Jéssika Paula Guimarães Gomes, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda do Curso de Pedagogia, na FAPAM.

Stella Bárbara Carvalho e Castro, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda do curso de Pedagogia, na FAPAM.

Kátia Almeida Lopes., Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda do curso de Pedagogia, na FAPAM

Marina Campos Silva, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda do curso de Pedagogia, na FAPAM.

Referências

Acessar o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/acessar-o-cras-centro-de-referencia-da-assistencia-social#:~:text=O%20CRAS%20%C3%A9%20um%20direito,Prefeitura%20e%20pelo%20Governo%20Federal.&text=O%20CRAS%20atende%20pessoas%20com,(BPC)%2C%20entre%20outros. Acesso em: 05 mai. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

GOHN, M.G. Educação não-formal na pedagogia social. An. 1 Congr. Intern. Pedagogia Social. Mar. 2006.

Programa Criança Feliz - Assistência Social. Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – Pará de Minas/MG. 2020. Disponível em: https://social.parademinas.mg.gov.br/unidade/programa-crianca-feliz/. Acesso em: 02 mai. 2021

Projeto AABB Comunidade. Disponível em: https://www.aabbcomunidade.com.br/ Acesso em: 02 mai. 2021.

TORQUATO, R. A.; COSTA, M. G .R.; OLIVEIRA, R. D.; GARCEZ, R. M. W. Pedagogia Social - O Pedagogo em Atividades Socioeducativas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE. Curitiba: Champagnat. Anais...Out, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19899_9696.pdf . Acesso em : 23 mar. 2021.

Tudo sobre o CRAS de Pará de Minas - Minas Gerais. Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – Pará de Minas/MG. 2020. Disponível em: <https://social.parademinas.mg.gov.br/unidade/cras/#:~:text=Tudo%20come%C3%A7ou%20com%20o%20grupo,supera%C3%A7%C3%A3o%20das%20situa%C3%A7%C3%B5es%20de%20vulnerabilidade>. Acesso em: 23 mar. 2021.

VILELA, P. R. Violência contra crianças pode crescer 32% durante a pandemia. Agência Brasil. Brasília. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-05/violencia-contra-criancas-pode-crescer-32-durante-pandemia Acesso em: 02 mai. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos