SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO POR MEIO DO SOFTWARE POWER BI
Palabras clave:
Dados, tecnologia, Business Intelligence, tomada de decisão, indicadores de desempenhoResumen
Em um ambiente que exige cada vez mais eficiência nos processos, possuir indicadores confiáveis e tomar decisões com maior velocidade é fundamental. Para atingir tais objetivos muitas pessoas vêm adotando o Business Intelligence (BI) como forma de transformar a grande quantidade de dados que possui em informações que contribuirão para o sucesso em qualquer tomada de decisão. No entanto, todos esses dados e computadores não trabalham sozinhos, o maior ativo são as pessoas e dessa maneira é imprescindível que elas saibam usar as novas tecnologias e entender de que maneira elas podem ajudá-las. Neste sentido, este trabalho apresentará um estudo de caso onde será avaliado a satisfação dos alunos de administração por meio deste software. Também será apresentado uma avaliação da percepção dos usuários que utilizaram a ferramenta. Os resultados obtidos buscaram entender sob quais aspectos foram observadas melhorias no processo de gestão de indicadores de desempenho e no suporte a tomada de decisão e discutir como a adoção de uma tecnologia impacta na rotina dos alunos. Através desse estudo podemos perceber os benefícios de se utilizar os conceitos associados ao BI para abordar os dados disponíveis e gerar informações valiosas a partir deles.
Citas
PEREIRA, Beatriz de Castro Sebastião; GIL, Camila. Avaliando a satisfação de alunos de escolas de administração: uma nova perspectiva de gestão. Revista de Administração da UNIMEP, v. 5, n. 1, p. 1-21, 2007.
GOMES, Giancarlo; DAGOSTINI, Luciane; DA CUNHA, Paulo Roberto. Satisfação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: estudo em uma Faculdade do Paraná. Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 4, n. 2, p. 102-123, 2013.
VENTURINI, J.; PEREIRA, B.A.D; VIEIRA, K.M.; MILACH, F. Satisfação dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UNIFRA: um estudo à luz das equações estruturais. 8o Congresso USP Controladoria e Contabilidade. Jul/2008.
PASWAN, A. K.; YOUNG, J. A. Student evaluation of instructor: a nomelogical investigation usingstruuctural euation modeling. Journal of Marketing Education, v. 24, n. 3, p. 193-202, 2002.
INEP. Educação superior: cursos e instituições do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Disponível em: <http://www.educacaosuperior.inep.gov.br> Acesso em: 02 maio. 2022.
BOTELHO, F; FILHO, E. CONCEITUANDO O TERMO BUSINESS INTELLIGENCE: ORIGEM E PRINCIPAIS OBJETIVOS. REVISÃO DE LITERATURA. 2014. p. 57. Disponível em: . Acesso em: 01Mai.2022
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Projetos Extensionistas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.