VACINAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO NO COMBATE AO HPV

Autores

  • Emile Souto FAPAM
  • Aieza Islene Marçal Silva
  • Bruna Estefany da Silva
  • Elisabete Moreira Castilho
  • Iane Pereira da Silva
  • Guilherme Augusto Ferreira da Costa

Palavras-chave:

HPV; vacinação; prevenção.

Resumo

O papiloma vírus humano (HPV) é uma das principais doenças sexualmente transmissíveis, tornou-se nos últimos anos um importante problema de saúde pública, devido à sua fácil transmissão, e sua relação com câncer de colo de útero e verrugas condilomatosas. Devido às informações sobre essa IST e a falta de prevenção, o Brasil ficou entre os primeiros no ranking de incidência da doença. O objetivo geral foi levantar informações para ver como estão as taxas de imunização; conferir cartões de vacina e administrar a vacina contra HPV para aqueles que estiverem dentro do período para imunização e ainda não tenham o esquema vacinal completo, conscientização do cuidado e prevenção para que os índices de casos diminuam. O método utilizado foi a abordagem de crianças e adolescentes na UBS Alto do Santos Dumont. Como resultado foi uma grande percepção que os cartões de vacinas estavam em dia, e aqueles que não estavam vacinados era porque não havia chegado na faixa etária correta para administração da vacina, sendo assim concluímos que é extremamente necessário que as campanhas devem continuar sendo feitas e manter a conscientização dos jovens para que não se perca o prazo da vacinação.

Biografia do Autor

Emile Souto, FAPAM

Coordenadora do Projeto Integrador.

 

Guilherme Augusto Ferreira da Costa

Professor orientador do PI. Guilherme Augusto Ferreira da Costa -Graduação em Ciências Biológicas. -Especialista em Impacto Ambiental de Mineração (uso de água residual). -Pós-graduação: Supervisão e Inspeção escolar. -Mestrado: Ciências e Biotecnologia em saúde.

Referências

Ministério da saúde. Hpv. Gov.br. Publicado em 20/11/2020 16h28 Atualizado em 30/12/2021 12h14. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hpv-1#:~:text=O%20HPV%20(sigla%20em%20ingl%C3% AAs,Infec%C3%A7%C3%A3o%20Sexualmente%20Transmiss%C3%ADvel%20(IST).>

AGÊNCIA BRASIL. Marcha da Vacina defende campanha de vacinação contra HPV. [S. l.], 2013. Disponível em:

http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/marcha-da-vacina-defende-campanha-de-vacinacao-contra-hpv/. Acesso em: 26

maio 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.