AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O PAPEL DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS

Autores

  • Geovanna Rodrigues Soares Camargos Faculdade de Pará de Minas
  • Júlia Maria Ferreira Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Rafaela Aparecida Batista do Carmo Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Rafaela Mendonça Alves Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

estatuto da pessoa com deficiência, inclusão social, educação

Resumo

O presente artigo visa traçar um panorama histórico da chegada do Estatuto da Pessoa com Deficiência ao nosso ordenamento jurídico, apontando suas diretrizes e os principais obstáculos encontrados fora dele. Nesse interim vislumbra-se a educação inclusiva como um meio de efetivar esses direitos e beneficiar a todos, pessoas com ou sem deficiência, que estejam inseridos em um sistema de ensino destinado a todas as diversidades. Desse modo, apresenta-se algumas adequações devidas para variados tipos de deficiências, sem a intenção de esgotá-los, na tentativa de superação de um sistema que há muito é marcado pela discriminação e marginalização daqueles que fogem a um padrão de “normalidade”.

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Publicado

2021-12-06

Edição

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Artigos