A IMPORTÂNCIA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO NAS INSTITUIÇÕES PARA O ACOLHIMENTO DOS ACADÊMICOS

Authors

  • Larissa Mara FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Aline Nogueira FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Sarah Moreira FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Sávio Silva FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Vitor Morgado FAPAM - Faculdade de Pará de Minas

Keywords:

plantão psicológico, clínica-escola, saúde mental, estudante

Abstract

O presente projeto tem como objetivo analisar a partir de um referencial teórico os impactos psicológicos sofridos durante a permanência em instituições de ensino superior e no contexto do pré-vestibular, através da pressão pela aprovação na faculdade. Serão apresentadas também pesquisas e relatos de estudantes que comprovem os prejuízos obtidos durante o período acadêmico. Com base nestas informações, será exposto a utilização do plantão psicológico e da clínica-escola nas instituições, que podem amenizar o sofrimento dos graduandos, podendo evitar episódios de crises e outros danos físicos e psicológicos.

References

PERFIL socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das universidades federais brasileiras, julho de 2011.

BLOISE, Denise Martins. A importância da metodologia científica na construção da ciência. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 06, pp. 105-122. Junho de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/metodologia-cientifica.

GRINGS, Monique.Como a pressão pré-vestibular afeta os jovens no Brasil. AG Comunique, 2018. Disponível em: <https://agcomunique.wordpress.com/2018/11/28/como-a-pressao-pre-vestibular- afeta-os-jovens-no-brasil/ >.

CARDINALLI, I. E. (2020). Psicoterapia focal: psicoterapia breve fenomenológica existencial. Psicologia Revista, 29(1), 157–175. https://doi.org/10.23925/594-3871.2020v29i1p157-175

CUNHA, A. F. C, et. al. Como lidar com a pressão acadêmica. Relações Públicas - Faculdade de Informação e Comunicação - Universidade Federal de Goiás. Disponível em: <https://rp.fic.ufg.br/n/115884-como-lidar-com-a-pressao-academica>.

FIGUEIREDO, R. M. de ., & Oliveira, M. A. P. de .. (1995). Necessidades de estudantes universitários para implantação de um serviço de orientação e educação em saúde mental. (Rev. Latino-Am. Enfermagem, 1995 3(1)), 05–14. https://doi.org/10.1590/S0104-11691995000100002

LUSTOSA, Maria Alice. A Psicoterapia breve no Hospital Geral. Rev. SBPH, Rio de Janeiro, v.13, n.2, p.259-269, dez. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582010000200008&lng=pt&nrm=iso> .

MAHFOUD, M. Introdução. Frutos maduros do Plantão Psicológico. In: MAHFOUD M. (Org.). Plantão psicológico: novos horizontes. São Paulo: Editora CI, 2004. p. 11-14. Disponível em: <https://docplayer.com.br/66551753-Plantao-psicologico-novos-horizontes.html>

MORENO, André Luiz; CARVALHO, Rubem Gomes Neves de. Terapia cognitivo-comportamental breve para sintomas de ansiedade e depressão. Rev. bras. ter. cogn., Rio de Janeiro, v.10, n.2, p. 70-75, dez. 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S1808-56872014000200002&lng=pt%20&nrm=iso>. acessos em 07 abr. 2023. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140012 .

OLIVEIRA, Elida. Brasil tem maior índice de universitários que declaram ter saúde mental afetada na pandemia, diz pesquisa. G1-Globo.com, 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/02/26/brasil-tem-maior-indice-de-universitarios-que-declaram-ter-saude-mental-afetada-na-pandemia-diz-pesquisa.ghtml .

RODRUIGUES, D. G., & Pelisoli, C.. (2008). Ansiedade em vestibulandos: um estudo exploratório. Archives of Clinical Psychiatry (são Paulo), 35(5), 171–177. https://doi.org/10.1590/S0101-60832008000500001.

SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval. Plantão psicológico, universidade pública e política de saúde mental. Estudos de Psicologia (Campinas). 2004, v. 21, n. 3, pp. 173-192. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/estpsi/a/pYvnBrRFMt76LR8CNZyYssC/abstract/?lang=pt3 >.

Published

2024-01-24

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.