OS IMPACTOS PSICOLÓGICOS CAUSADOS PELA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Aline Nogueira FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Larissa Mara FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Leonardo Borges FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Matheus Nunes FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Sarah Moreira FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Sávio Silva FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Tauan Fellipe FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Vitor Morgado FAPAM - Faculdade de Pará de Minas

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, mercado de trabalho, adoecimento mental

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a partir de um referencial bibliográfico os impactos causados pela Síndrome de Burnout na vida dos profissionais no mercado de trabalho, explorando os sintomas comuns, os tratamentos oferecidos e as causas. Ao final da pesquisa, o conhecimento adquirido será compartilhado na rede social Instagram com o intuito de que o maior número possível de pessoas tenha acesso ao projeto.

Referências

DIMENSÕES da Síndrome de Burnout, o que é, como reconhecer, quais os seus efeitos e como tratar. A Psi Curitiba, 2021. Disponível em: <https://www.apsicuritiba.com.br/sindrome-de-burnout-como-tratar/>

DELGADO, A. C. et al. Revisión teórica del burnout o desgaste profesional en trabajadores de la docencia. Caesura, 2, Jan-jun, p.47-65, 1993.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho. Cortez-Oboré, São Paulo, 1992.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Gianchini. 2a edição ampliada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

PINA, Fernando (2004) – Burnout e satisfação profissional dos enfermeiros da VMER. Coimbra: Instituto Superior Miguel Torga. Tese de mestrado.

MASLACH, C. ; LEITER, M. (1997) – The truth about Burnout: how organizations cause personal stress and what to do about it. SãoFrancisco:Jossey-BassPublishers. São Francisco: Jossey-Bass Publishers.

SAFATLE, JÚNIOR, DUNKER. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. A psiquiatria sob o neoliberalismo: da clínica dos transtornos ao aprimoramento de si. 1a edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SÍNDROME de Burnout: Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados. Estado de Minas, 2023. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver/2023/05/26/interna_bem_viver,1498977/si ndrome-de-burnout-brasil-e-o-segundo-pais-com-mais-casos-diagnosticados.shtml)

SÍNDROME de Burnout. Ministério da Saúde - GOV. Disponível em:<https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout>

TRIGO, T.R. et al. Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos. Revista Psiquiatria Clínica 34 v(5) 223-233, 2007.

Downloads

Publicado

2024-03-04

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.