VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Caio Felipe Fernandes Lima FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Esther Valadares FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Júlia Borges de Faria FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Lidiana Matos Campos FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Maria Eduarda Araújo Eufrázio FAPAM - Faculdade de Pará de Minas

Palavras-chave:

Violência sexual, Infância, Adolescência

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo discorrer sobre a violência sexual na infância e adolescência, pensando em suas formas, perfil das vítimas e agressores e formas de prevenção. Outrossim fazer uma breve explanação sobre a atuação da psicologia com o tema discutido. Para tal foi realizado uma análise de dados estatísticos acerca do assunto abordado, além de pesquisa e estudo de artigos científicos, livros e cartilhas a respeito da temática. Os resultados da investigação demonstraram que o abuso infanto-juvenil pode ocorrer de diversas maneiras, todas causando consequências negativas na vida das vítimas. Além disso, também apontou que o ambiente familiar, que deveria ser um espaço de proteção, é o ambiente onde mais ocorre esta forma de violência, sendo assim um fator de risco. 

Referências

BRASIL. Lei N° 8.069, de 13 de julho de 1990 . Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1990.

BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Abuso sexual contra crianças e adolescentes: Abordagem de casos concretos em uma perspectiva multidisciplinar e interinstitucional. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/publicacoes/cartilha-maio-laranja-2022.pdf

CFP. Centro de referência técnica em psicologia e políticas públicas. Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual. Brasília, 2020. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/publicacao/referencias-tecnicas-para-atuacao-de-psicologasos-na-rede-de-protecao-as-criancas-e-adolescentes-em-situacao-de-violencia-sexual/>. Acesso em: 23 maio. 2023.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário brasileiro de segurança pública 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/06/anuario-2022.pdf?v=15

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Violência sexual infantil, os dados estão aqui, para quem quiser ver. Anuário brasileiro de segurança pública 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/07/14-anuario-2022-violencia-sexual-infantil-os-dados-estao-aqui-para-quem-quiser-ver.pdf

PAÍSES estão falhando em prevenir a violência contra crianças, alertam agências. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/paises-estao-falhando-em-prevenir-violencia-contra-criancas>. Acesso em: 28 maio. 2023.

PIRES, Ana L. D.; MIYAZAKI, Maria C. O. S. Maus-tratos contra crianças e adolescentes: revisão da literatura para profissionais da saúde. ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. São José do Rio Preto: FAMERP, p.42-49, jan./mar. 2005. Disponível em: https://repositorio-racs.famerp.br/Vol-12-1/08%20-%20id%20102.pdf

PALUDO, S. DOS S.; SCHIRÒ, E. D. B. DEI. Um estudo sobre os fatores de risco e proteção associados à violência sexual cometida contra adolescentes e jovens adultos. Estudos de Psicologia (Natal), v. 17, p. 397–404, [s.d.].

PREVENÇÃO ao abuso sexual infantil: como proteger os seus filhos?. Blog ChildFund Brasil. Disponível em: <https://www.childfundbrasil.org.br/blog/prevencao-ao-abuso-sexual-infantil-como-proteger-os-seus-filhos/>. Acesso em: 27 abr. 2023.

TIPOS de abuso sexual de crianças e adolescentes. Disponível em: https://www.childhood.org.br/tipos-de-abuso-sexual-de-criancas-e-adolescentes. Acesso em: 27 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)