AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O PAPEL DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
estatuto da pessoa com deficiência, inclusão social, educaçãoResumo
O presente artigo visa traçar um panorama histórico da chegada do Estatuto da Pessoa com Deficiência ao nosso ordenamento jurídico, apontando suas diretrizes e os principais obstáculos encontrados fora dele. Nesse interim vislumbra-se a educação inclusiva como um meio de efetivar esses direitos e beneficiar a todos, pessoas com ou sem deficiência, que estejam inseridos em um sistema de ensino destinado a todas as diversidades. Desse modo, apresenta-se algumas adequações devidas para variados tipos de deficiências, sem a intenção de esgotá-los, na tentativa de superação de um sistema que há muito é marcado pela discriminação e marginalização daqueles que fogem a um padrão de “normalidade”.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 15 mai. 2021.
BRASIL. [Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015)]. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 15 mai. 2021.
COELHO, Alexandre. Breve Resumo da Lei 13.146/2015, Estatuto da pessoa com deficiência. Jusbrasil, 2019. Disponível em < https://alexandrecoelho.jusbrasil.com.br/artigos/549062377/breve-resumo-da-lei-13146-2015-estatuto-da-pessoa-com-deficiencia#:~:text=%C3%89%20dever%20de%20todos%20comunicar,sexualidade%2C%20%C3%A0%20paternidade%20e%20%C3%A0> Acesso em: 18 de maio, 2021.
KOYAMA, Débora Fazolin. Os reflexos da lei 13.146/2015_Estatuto da pessoa com deficiência no sistema jurídico brasileiro. Câmara Inclusão, 2017. Disponível em <https://www.camarainclusao.com.br/artigos/os-reflexos-da-lei-13-1462015-estatuto-da-pessoa-com-deficiencia-no-sistema-juridico-brasileiro/ > Acesso em: 18 de maio, 2021.
Louzeiro, Rita. Educação Pública e inclusão: motores à construção de uma sociedade inclusiva. In: Constantino, Carolini; Bernardes, Vitória. (org.). Mulheres com deficiência: Garantia de Direitos para Exercício da Cidadania. Coletivo Helen Kellen. p. 67-73. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/1sS_5cg5sL0ONs2qtDIk4v8sNgCcUprg7/view?usp=sharing>
MANTOAN. M.T.E. Compreendendo a deficiência mental: novos caminhos educacionais. São Paulo: Scipione, 1989
ROSENVALD, Nelson. Contagem Regressiva para o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Artigo publicado em seu blog em 22.12.2015. Disponível em: < https://www.nelsonrosenvald.info/single-post/2015/12/22/Contagem-Regressiva-para-o-Estatuto-da-Pessoa-com-Defici%C3%AAncia>. Acesso em: 15 mai. 2021.
SÃO PAULO (estado). SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. NÚCLEO DE APOIO PEDAGOGICO ESPECIALIZADO-CAPE. Deficiência Intelectual: realidade e ação. São Paulo: Centro de referência em educação Mário Covas, 2012
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Projetos Extensionistas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.