UMA PROPOSTA DE PARTICIPAÇÃO MAIS HUMANIZADA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Intervenções. Humanização do cuidado. Projeto Integrador.Resumo
Este estudo é fruto de um trabalho interdisciplinar entre o Projeto Integrador, o Estágio Básico II e a disciplina Psicologia da Saúde e Humanização do Cuidado, oferecidos no primeiro semestre de 2021 para a turma do 7º período do curso de Psicologia da Faculdade de Pará de Minas. Assim, foi proposto que os estudantes, em pequenos grupos, elaborassem projetos de intervenção em diferentes contextos (escolas, empresas, unidades de saúde, etc.), com o intuito de criar e/ou oportunizar ambientes e relações mais humanizadas. Nesse sentido, a pergunta central do trabalho foi: Como a humanização pode ser ampliada nesse referido contexto? Aqui está disposto um dos projetos de intervenção elaborado pelos discentes. Os trabalhos elaborados por todos os estudantes foram reunidos em um E-book. As propostas foram embasadas em pesquisas bibliográficas e entrevistas com profissionais que atuam nas realidades para as quais as intervenções se dedicam. São, portanto, propostas com grande possibilidade de serem aplicadas e replicadas para outros cenários.
ABSTRACT
This study is the result of an interdisciplinary work between the Integrating Project, the Second Basic Internship and the Psychology of Health and Care Humanization discipline, offered in the first semester of 2021 for the class of the 7th period of the Psychology course at the College of Pará de Minas. Thus, it was proposed that students, in small groups, develop intervention projects in different contexts (schools, companies, health units, etc.), with the aim of creating and/or creating more humane environments and relationships. In this sense, the central question of the work was: How can humanization be improved in this context? Here is one of the intervention projects prepared by the students. The works prepared by all students were gathered in an E-book. The proposals were based on bibliographical research and interviews with professionals who work in the realities for which the interventions are dedicated. They are, therefore, proposals with great possibility of being applied and replicated in other scenarios.
Referências
BARASUOL, Vanessa Simões. A comunicação humanizadora no processo da Educação. Seminário Interistitucional de Ensino Pesquisa e Extensão: Unicruz, 2016.
SANTOS, Kátia Regina Matos. Presença da família na escola. Aracajú-SE, FSLF,2003.
SPAGOLLA, Rosimeiri de Paula. Afetividade: por uma educação humanizada e humanizadora. Jacarezinho: UENP, p. 2343-8, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Projetos Extensionistas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.