O IMPACTO DA PANDEMIA NA MISÉRIA DO BRASIL

“COMO AS EMPRESAS PODEM AUXILIAR NA MELHORA DESSA PROBLEMÁTICA?”

Autores

  • Franciele Pereira Elias Fapam
  • Iara Maria de Oliveira Silva
  • Lavínia Paula De Faria
  • Joany Márcia Santos Galvão
  • Laila Silva Santos
  • José Vitor Campos Menezes
  • Maria Eduarda Henriques Lima
  • Igor Megale Cançado
  • Médelin Isadora Oliveira
  • Bianca Eleutério Custódio
  • Dayane Natiele Apolinario Da Silva
  • Erick Fernando Quintanilha Souza
  • Tomaz Barcelos de Souza Machado

Palavras-chave:

Miséria, fome, empresas, empreendedor, lei do incentivo fiscal

Resumo

A fome e a pobreza sempre foram um grande problema para o povo brasileiro e ainda houve um aumento significativo com a chegada da pandemia. Isso é verdade, mas aos olhos das empresas e dos empresários, é algo que precisa ser mudado. O presente trabalho apresenta a lei de incentivo fiscal, seus respectivos procedimentos e benefícios para a sociedade e para as empresas. Com isso, é desejável ter mais empresas participantes e mais famílias beneficiadas, impactando positivamente em uma sociedade mais igualitária, reduzindo ao máximo a fome e a miséria. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de pesquisas qualitativas, de caráter exploratório, mediante entrevistas semiestruturadas, algumas presenciais, outras via internet. A população foi constituída por representantes de empresas locais. O projeto analisou as leis de preferência tributária e houve a tentativa de colocá-las em prática na sociedade, através da participação das empresas. Para isso, enfatizou a dinâmica da utilização de recursos e incentivos fiscais por parte do governo para forçar os interesses de pessoas físicas e jurídicas a contribuírem para a prática social, e quais os benefícios que essas entidades podem alcançar com essas ações. Foram obtidos diferentes resultados, cada empresa com sua individualidade e seus diferentes modelos de gestão. Há empresas que conhecem e praticam a lei de incentivo fiscal, outras que não conhecem e se interessaram pela proposta, e ainda aquelas que conhecem mas preferem não fazer uso da mesma. Portanto, entende-se que é necessário uma disseminação da importância do incentivo fiscal, para que mais empresas tenham interesse em participar, recebendo benefícios sociais e econômicos, como também ajudar assim, os cidadãos em estado de miséria.

Referências

COUTO, Camille. População abaixo da linha da pobreza triplica e atinge 27 milhões de brasileiros. CNN, 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/populacao-abaixo-da-linha-da-pobreza-triplica-e-atinge-27-milhoes-de-brasileiros/ >. Acesso em: 13 de nov. de 2021.

SOUZA, Rafael Nascimento. Garimpo contra a fome: sem comida, moradores do Rio recorrem a restos de ossos e carne rejeitados por supermercados. Extra, 2021. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/rio/garimpo-contra-fome-sem-comida-moradores-do-rio-recorrem-restos-de-ossos-carne-rejeitados-por-supermercados-25216735.html>. Acesso em: 15 de nov. de 2021.

NEUMAM, Camila. 19 milhões de brasileiros vivem com fome; consequências na saúde são irreversíveis. CNN, 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/19-milhoes-de-brasileiros-vive-com-fome-consequencias-na-saude-sao-irreversiveis/?amp >. Acesso em: 15 de nov. de 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.