EDUCAÇÃO POPULAR COMO INTERVENÇÃO PARA RESSIGNIFICAÇÃO DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA.

Autores

  • Gilson Junio Oliveira Meneses Faculdade de Pará de Minas - FAPAM PUC MINAS
  • Ana Carolina Menezes Honorato Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Iara Caroline Rodrigues Oliveira Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Isadora Oliveira Malta Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Wellington Clayton Silva Faculdade de Pará de Minas- Fapam

Palavras-chave:

Educação social. Pessoas em situação de rua. Intervenções educacionais.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender como a população em situação de rua se entende na educação e como esta educação se constitui em um direito. Propondo assim uma análise de dados  confrontando com as atuais políticas de atendimento a esse grupo e propostas de intervenções. Trata-se de uma pesquisa com a realização de revisão bibliográfica e documental e proposta de ações que pretendem descortinar a situação destas pessoas a ser realizada no estado de Minas Gerais nas cidades e distritos vizinhos de Pará de Minas.

Referências

PAIVA, Jacyara Silva de. Epistemologia da educação social de rua. In: III I Congresso Internacional de Pedagogia Social, p. 3; 2010, São Paulo. Proceedings online. Associação Brasileira de Educadores Sociais. Disponível em:http://www.proceedings.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100015&lng=en &nrm=abn>. Acesso em: 23 de maio de 2021.

PINEL, Hiran; COLODETE, Paulo Roque; PAIVA, Jacyara Silva. Pedagogia Social: definições, formação, espaços de trabalho, grandes nomes e epistemologias. Revista Conhecimento em Destaque. Serra. ES, v. 01, n. 02, jul/dez. 2012.

FREIRE, Paulo. FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

BRASIL. Constituição de 1988.Planalto. Disponível em: . Acesso em 13 de março de 2021.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica 2000. MEC. Disponível em: . Acesso em 13 de março de 2021.

BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases da Educação de 1996. Senado. Disponível em: . Acesso em 13 de março de 2021.

BRASIL.Plano Nacional de Educação.(PNE) Disponível em: http://pne.gov.br./20 metas Acesso em 09 de março de 2021.

GADOTTI ( Moacir Gadotti) Paulo Freire e a Educação Popular, São Paulo, Disponível em https://sindacs.org.br/novo/wp-content/uploads/2018/06/Paulo-Freire-e-a-Educa%C3%A7%C3%A3o-Popular..pdf Acesso em 22. mar. 2021

PINI ( Francisca Rodrigues de Oliveira Pini) Educação Popular e os seus diferentes espaços: Educação social de rua, prisional e campo, Disponível http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v1/32.pdf Acesso em 22. mar. 2021

UNESCO (2010. Conferência Internacional sobre Educação de Adultos, 6ª, Belém do Pará, Brasil, 2009. BR / 2010 / PI / H / 8. 2010. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000187787>. Acesso em 21. mar. 2021

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos