ORIENTANDO AS CRIANÇAS SOBRE O USO DE FERRAMENTAS EDUCATIVAS NA INTERNET

Autores

  • Gezana Aparecida de Sousa Vieira Faculdade de Pará de Minas - FAPAM PUC Minas
  • Ana Cláudia Almeida de Moraes
  • Carla Cristina Freitas Martins
  • Fabiana Alves de Freitas
  • Letícia Reis Campos

Palavras-chave:

PALAVRAS - CHAVE: Educação; Entretenimento; Tecnologia., KEYWORDS: Education; Training; Technology.

Resumo

O artigo apresenta recursos digitais para atender crianças que estão em casa devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia do Coronavírus.  O objetivo deste projeto é trazer algumas soluções para entreter as crianças de forma educativa utilizando a tecnologia. Livros digitais para crianças, atividades educativas online e jogos podem ser uma boa opção para distraí-las. Assim, este trabalho visa mostrar uma lista com ferramentas online que ajudam a divertir os pequenos, durante o isolamento, de forma educativa e extremamente proveitosa.

Referências

ÁRVORE. O que é uma biblioteca virtual? Entenda como ela funciona. Disponível em: <https://arvore.com.br/blog/gestao-escolar/o-que-e-biblioteca-virtual/>. Acesso em: 20 de abril 2021.

ARAÚJO, Jéssica Amorim; CASTRO, Naiara Irene Simão. A importância da leitura nos dias atuais. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-leitura-nos-dias-atuais.htm>. Acesso em: 21 de maio 2021.

ASSOCIAÇÃO VIVA E DEIXE VIVER. Contação de histórias ao vivo. Disponível em: http://www.vivaedeixeviver.org.br. Acesso em: 28 de abril de 2021.

CAIUSCA, Alana. Atividades que proporcionam entretenimento e benefícios para a saúde. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/jogos>. Acesso em: 04 de maio de 2021.

COELHO, Nelly Novaes. A Literatura Infantil. Teoria-Análise-Didática. Quiron, São Paulo, 2012.

ESCOLA DE PROGRAMAÇÃO E TECNOLOGIA. Jogos educativos: benefícios e exemplos para o seu filho(a). Disponível em:< https://idocode.com.br/blog/educacao/jogos-educativos-beneficios-e-exemplos-para-seu-filho/#:~:text=de%20forma%20leve.-,5%2D%20Os%20jogos%20educativos%20estimulam%20seu%20filho%20a%20aprender%20com,em%20cada%20fase%20do%20jogo.>. Acesso em: 20 de abril 2021.

ESCOLA GAMES. Hora de pintar animais. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/horaDePintarAnimais/?deviceType=mobile > Acesso em: 20 de maio de 2021.

ESCOLA GAMES. Hora de pintar alfabeto. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/horaDePintarAlfabeto/?deviceType=mobile> Acesso em: 21 de maio de 2021.

JORNADA EDU. Teoria de Vygotsky: como os alunos aprendem? Disponível em: <https://www.google.com/amp/s/jornadaedu.com.br/praticas-pedagogicas/teoria-de-vygotsky/amp/ >. Acesso em: 19 de maio de 2021.

LABORATÓRIO DE VIVÊNCIAS E ALTERNATIVAS LÚDICAS - LALU. Biblioteca virtual do LALU. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/1a3LsDrNACnfztGD3pvFnQcu-R8BH3msy>. Acesso em: 20 de abril 2021.

LABORATÓRIO DE VIVÊNCIAS E ALTERNATIVAS LÚDICAS - LALU. Programa Brinquedos e Brincadeiras: um caleidoscópio de ideias e vivências. Disponível em: <https://lalufaed.wixsite.com/laboratorioludico>. Acesso em: 20 de abril 2021.

LABORATÓRIO DE VIVÊNCIAS E ALTERNATIVAS LÚDICAS - LALU - FAED. O que é o LALU? Disponível em: <https://www.glunis.com/BR/Florian%C3%B3polis/1675722989360588/Laborat%C3%B3rio-de-Viv%C3%AAncias-e-Alternativas-L%C3%BAdicas---LALU---FAED>. Acesso em: 18 de abril 2021.

LOUBAK, Ana Letícia. Quarentena do coronavírus: sete formas de entreter as crianças online. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/quarentena-do-coronavirus-nove-formas-de-entreter-as-criancas-online.ghtml>. Acesso em: 18 de abril 2021.

MACHADO, Patricia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: o ensinar através de tecnologia e mídias digitais. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia >. Acesso em: 17 de maio de 2021.

MAIANTE, Gabriel. Tretis online: veja como jogar o puzzle clássico de graça sem baixar. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2019/12/tetris-online-veja-como-jogar-o-puzzle-classico-de-graca-sem-baixar.ghtml>. Acesso em 04 de maio de 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Conta pra Mim. Disponível em: <http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim>. Acesso em: 20 de abril 2021.

MORAIS, José. A arte de ler. UESP, São Paulo, 1996.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos