O IMPACTO DO BRINCAR NA INFÂNCIA E A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DE VALORES
Keywords:
Infância; Brincadeira; Desenvolvimento Emocional; Teatro Educativo; Valores Humanos.Abstract
O presente projeto extensionista teve como propósito promover o desenvolvimento emocional e social de um grupo de crianças em situação de vulnerabilidade a partir do brincar, utilizando atividades lúdicas e uma peça teatral como dispositivos de aprendizagem e expressão. A intervenção ocorreu no Oratório Festivo Mamãe Margarida e compreendeu a realização da a peça “O Tesouro dos Brinquedos Perdidos”, distribuição de brinquedos. A metodologia empregada foi caracterizada pela articulação entre os referenciais teóricos da Psicologia do Desenvolvimento (Vygotsky, Wallon, Winnicott) e da Psicologia Humanista (Carl Rogers), materializados numa intervenção afetiva e simbólica. Os resultados foram satisfatórios e as crianças se mostraram afetivamente envolvidas e encantadas nos ambientes e atividades propostos em relação aos personagens e valores, fortalecendo laços afetivos com os mesmos e com seus pares e professores. A coordenadora da instituição aprovou a intervenção e elogiou seu impacto direto no acolhimento das crianças atendidas. Além disso, os estudantes envolvidos tiveram a oportunidade de se desenvolver pessoal e profissionalmente com o enfrentamento dos desafios logísticos, resolvidos com trabalho em equipe e criatividade. Acreditamos que o brincar, ao ser reconhecido enquanto direito e valorizado como dispositivo de educação emocional, possui o potencial de ser uma ferramenta transformadora da infância e da comunidade. Para futuras intervenções, indicam-se a ampliação do tempo de atuação, a realização de oficinas complementares e a integração com outras linguagens artísticas para potencialização dos efeitos propostos.
References
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar 2022: taxas de evasão escolar no ensino médio. Brasília: INEP, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br. Acesso em: 09 fev. 2025.
OLIVEIRA, Carla R. et al. Dificuldades de aprendizagem e evasão escolar: uma análise em escolas de periferia. Educação e Pesquisa, v. 45, n. 3, p. 1–15, 2019.
ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
SCIELO – SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. Plataforma de periódicos científicos. Disponível em: https://scielo.org. Acesso em: 09 fev. 2025.
SILVA, Maria A.; SOUZA, João B. Fatores associados à evasão escolar no ensino médio: um estudo em escolas públicas. Revista Brasileira de Educação, v. 25, n. 1, p. 45–60, 2020.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1942.
WINNICOTT, Donald W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Projetos Extensionistas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.