CONTROLE SOCIOEMOCIONAL NA INFÂNCIA

Authors

  • Marcelle Silva Santos Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Alessandra Lemos Heleno Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Ana Flávia Gomes da Silva Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Camilly Victória Sanches de Souza Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Cláudia Maria de Oliveira Soares Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Ellen River Soares da Silva Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Jucélia da Conceição Silva de Faria Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM

Keywords:

Socioemocional; Aprendizagem; Professores; Pais; Crianças.

Abstract

O presente trabalho aborda o tema Controle Socioemocional na Infância, contendo uma análise profunda, fundamentada em textos e relatos sobre o assunto, seus impactos na comunidade escolar, no desenvolvimento emocional e diretamente no aprendizado da criança. As pesquisas foram focadas na negligência dos responsáveis com os menores, na responsabilidade dos professores em assumir o papel dos pais de conscientizar e ensinar sobre o assunto. O objetivo do projeto, foi levar conhecimento de como identificar as suas emoções em momentos de descontrole e como elas influenciam as pessoas ao seu redor. Através de teatro e brincadeiras mostramos na prática o que cada emoção expressa e como eles reagem nesses momentos. Essa abordagem reforça a importância de reconhecer seus sentimentos e limitações visando ter um bom aprendizado e boas relações em sociedade.

References

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PARA AS CRIANÇAS. Site Gênios Educacional, 2023. Disponível em: https://genioseducacional.com.br/a-importancia-da-educacao-socioemocional-para-as-criancas/ . Acesso em: 08 maio 2025.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO FATOR DE PROTEÇÃO À SAÚDE MENTAL E AO BULLYING. Site da Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying . Acesso em: 08 maio 2025.

DE PAULA, Isabely. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO FORMA DE MITIGAÇÃO DAS DESIGUALDADES. Site Instituto Nelson Wilians. Disponível em: https://inw.org.br/desenvolvimento-de-competencias-socioemocionais-como-forma-de-mitigacao-das-desigualdades . Acesso em: 08 maio 2025.

O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NA PRIMEIRA INFANCIA. Site ProRaiz Sistema de Ensino, 2024. Disponível em: https://proraiz.com.br/o-desenvolvimento-socioemocional-na-primeira-infancia/ . Acesso em: 08 maio 2025.

O PAPEL DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. Site do Bernoulli Sistema de Ensino, 2024. Disponível em: https://www.bernoulli.com.br/blog/o-papel-da-educacao-socioemocional-no-desenvolvimento-dos-alunos/ . Acesso em: 08 maio 2025.

SESTARI, Paula. ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Site da Nova Escola, 2024. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21959/desenvolvimento-socioemocional-educacao-infantil. Acesso em: 08 maio 2025.

Published

2025-08-19

Issue

Section

Artigos