O QUE A SOCIEDADE PRECISA SABER SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Keywords:
transtorno do espectro autista; diagnóstico; saúde; autismo em mulheres; inclusão social.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo elucidar o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desmitificar estigmas diante do assunto. Também conhecido como Autismo, o TEA, é um transtorno que compromete o desenvolvimento cognitivo e psiconeurológico dificultando a cognição, a linguagem e a interação social do indivíduo. Considerando que não há cura, será evidenciado possíveis intervenções para melhorar as habilidades sociais do autista, trazendo uma qualidade de vida melhor. Ademais, serão abordados temas como: diagnóstico precoce, causas genéticas, apoio familiar e multidisciplinar, níveis do transtorno, autismo em mulheres e inserção na sociedade.
References
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ASPERGER and Autism Spectrum: Women and Girls. AANE – asperger / autism network. [20--]. Disponível em: <https://www.aane.org/women-asperger-profiles/>. Acesso em: 27 out. 2021.
AUTISMO em adultos – Papo com Rafael Mantesso (Asperger). Vídeo por: Mayra Gaiato. YouTube. 13 fev. 2020. (19min57seg). Disponível em: <https://youtu.be/OrtSiUzVkfg>. Acesso em: 09 out. 2021.
AUTISMO em meninas: quais são os sinais. Vídeo por: Mayra Gaiato. YouTube. 17 jun. 2021 (8min04seg). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ampR0-jSAvY>. Acesso em: 11 out. 2021.
AUTISMO: Transtorno do Espectro Autista – NeuroSaber. Vídeo por: NeuroSaber. YouTube. 04 fev. 2015. (1h37min51seg). Disponível em: <https://youtu.be/VzAlj6DPhGg>. Acesso em: 10 out. 2021.
BATISTA, Cristina Abranches Mota. Deficiência, autismo e psicanálise. A peste: Revista de Psicanálise e Sociedade e Filosofia. Revista Ciência Psicológica, v.04, n.02, 2012.
COUTINHO, João Vítor Soares Coriolano; BOSSO, Rosa Maria do Vale. Autismo e genética: uma revisão da literatura. Revista científica do ITPAC, Araguaína, v. 8, n. 1, pub. 4, jan. 2015.
Diagnóstico precoce para o transtorno do espectro do autismo é tema de novo documento do DC de desenvolvimento e comportamento. Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em : <https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/diagnostico-precoce-para-o-transtorno-do-espectro-do-autismo-e-tema-de-novo-documento-do-dc-de-desenvolvimento-e-comportamento/>. Acesso em 13 out. 2021.
GARCIA, Priscila Mertens; MOSQUEIRA, Carlos Fernando França. Causas neurológicas do autismo. O Mosaico, [s.l.], p. 106-122, jan./jun. 2011.
GOLDBLUM, Jessica Elizabeth. Hiding in plain sight: an analysis of the ‘female camouflage effect’ in young autistic females. 2021. 51 f. Tese (Mestrado em Artes) – Departamento de Psicologia e Neurociências, University of North Carolina, Chapel Hill, 2021.
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-IV. Porto Alegre: Artmed, 1995.
NÍVEIS DE gravidade e os principais sintomas do Autismo – Mayra responde. Vídeo por: Mayra Gaiato. YouTube. 17 mai. 2016 (11min02seg). Disponível em: <https://youtu.be/AXOdHF3MBNM>. Acesso em: 22 out. 2021.
ONZI, Franciele Zanella; GOMES, Roberta de Figueiredo. Transtorno do espectro autista: A importância do diagnóstico e reabilitação. Revista caderno pedagógico, Lajeado, v.12, n.2, p.188-199, 2015.
O que é espectro do autismo – Mayra responde. Vídeo por: Mayara Gaiato. YouTube. 10 mai. 2016. (9min32seg). Disponível em: <https://youtu.be/WJmJzx3ujaU>. Acesso em: 25 set. 2021.
O que sabemos sobre a função visual no paciente autista? Disponível em <https://pebmed.com.br/o-que-sabemos-sobre-a-funcao-visual-no-paciente-autista/>. Acesso em 13 de out.2021.
Ozonoff, S., Pennington, B. F. & Rogers, S. (1991). Executive function deficits in high-functioning autistic individuals. Relation to the theory of mind. Journal of Child Psychology and Psychiatry, [s.l.], 32, 1081-1105.
SANTOS, Regina Kelly dos; VIEIRA, Antônia Maria Emelly Cabral da Silva. Transtorno do espectro do autismo (TEA): do reconhecimento à inclusão no âmbito educacional. Revista Includere, [s.l.], v. 3, n. 1, p. 219-232, 11 out. 2017.
SCHMIDT, Carlo. Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2013.
SÉRIE Autismo no Fantástico – Todos os episódios. Vídeo por: Viver autismo. YouTube. 23 set. 2013. (1h2min06seg). Disponível em <https://youtu.be/OvFNiFQuGPA>. Acesso em: 01 out. 2021.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa; GAIATO, Mayra Bonifácio; REVELES, Leandro Thadeu.Mundo singular: entenda o autismo. Fontanar, 2012.
VASCONCELOS, Valmir Dorn. Síndrome de Savant. Wikipsicopato. 08 out. 2014. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/psicopatologia/wiki/index.php?title=S%C3%ADndrome_de_Savant>. Acesso em: 22 out. 2021.
WHITMAN, Thomas. O desenvolvimento do autismo. São Paulo: M. Books, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Projetos Extensionistas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.