LEVANTAMENTO DE PREÇOS DE INSUMOS E PRODUTOS DO AGRONEGÓCIO

COMPARATIVO DA RELAÇÃO DE TROCA - PRODUTOS X INSUMOS

Autores

  • Felipe Libério Cassimiro Leite
  • Flávio Henrique Gabriel Porto
  • Lucas de Souza Helmer
  • Geraldo Sérgio Dos Santos Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Levantamento de preços de insumos, Produtos do agronegócio

Resumo

Este trabalho apresenta um levantamento de preços de commodities utilizadas na produção de proteína animal no Brasil. Estas commodities são produzidas em maior parte do território nacional em grande escala e representam 70% (setenta por cento), na proteína utilizada na produção de; aves, bovinos e suínos. Na safra de 2020 o brasil produziu 240 milhões de toneladas de grãos e a maioria destes grãos foram utilizados na alimentação animal e outra parte exportada para vários países, principalmente da Ásia e oriente médio. Este grande consumo aliado às exportações sempre crescentes tem valorizado muito estes produtos, pois a demanda está crescendo mais do que a oferta. Esta valorização está gerando um aumento expressivo nos custos de produção, afetando a relação de troca entre os insumos para produção e o valor de venda das carnes. Este trabalho visa apresentar este crescente desequilíbrio desta relação e por isto resolver elaborar um levantamento de preços e desenvolver planilhas e gráficos que mostram de forma clara esta evolução. As planilhas apresentam uma análise comparativa entre os preços de commodities dos anos de 2020 X 2021, tendo como base a evolução dos preços a cada dia e como o agronegócio vem crescendo. Apresenta também uma análise comparativa entre os valores pagos nas carnes de suínos e aves com relação ao valor dos insumos. Tudo isso facilita e muito a análise de mercado, como direcionar novos investimentos e criar estratégias de negócios para um mercado cada vez mais globalizado.

Referências

BPA. Relatório anual 2018. São Paulo: [s.n.]. Disponível em: <http://abpabr.com.br/storage/files/relatorio-anual-2018.pdf>. Acesso em 10 de fev. 2021.

SANTOS, Camila Regina da Silva. Et al. Influência Do Preço Da Soja Em Grão No Preço Da Carne De Frango: Uma Análise Estatística. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 12, Vol. 07, pp. 69-84 Dezembro de 2018. ISSN:2448-0959.

CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento. Indicadores da Agropecuária / Companhia Nacional de Abastecimento. Ano 1, n.1 (1992-.) – Brasília: Conab, 1992-. v. 1. Disponível em: file:///D:/Usu%C3%A1rios/Downloads/Indicadores_da_Agropecuria_n_01-2020.pdf . Acesso em: 24 fev. 2021.

Associação dos Suinocultores do Estado de Minas – ASEMG. Site - http://www.asemg.com.br/,

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos