CORPOLATRIA

O CULTO AO CORPO E POSSÍVEIS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL

Autores

  • Alan Lopes Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Ana Beatriz de Araújo Lobato Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • João Tiradentes de Sousa Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Viviane Fernandes Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Geisiane Moreira Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Corpolatria; Saúde Mental; Educação Física.

Resumo

O presente trabalho foi construído com base na investigação do fenômeno da corpolatria – o culto exacerbado ao corpo – bem como os seus possíveis impactos na saúde mental dos sujeitos, em especial aos que são ligados direta ou indiretamente ao contexto da Educação Física e das mídias digitais. Através de uma abordagem mista, com pesquisas bibliográficas, aplicação de questionários e rodas de conversa, buscou-se abordar a relevância da temática contemporânea e sua crescente influência no Brasil. Os resultados indicaram que 58,3% dos respondentes reconhecem a influência negativa das mídias na busca pelo “corpo ideal” e apontam a importância de espaços de diálogo sobre saúde mental e imagem corporal. A corpolatria mostrou seu potencial de comprometer a saúde mental e fomentar sentimentos como o de culpa e inadequação, podendo provocar adoecimentos psicológicos graves. A realização do projeto demonstrou a necessidade de intervenções educativas que promovam uma visão mais crítica e inclusiva sobre o corpo, contribuindo para a formação de profissionais conscientes de seu papel na promoção do bem-estar.

Referências

DANTAS, Jurema Barros. Um ensaio sobre o culto ao corpo na contemporaneidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 898-912, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/52775/1/2011_jbdantas1.pdf. Acesso em: 03 mar. 2025.

FERREIRA, Fabio Alves; SANTOS, Givaldo Henrique Gomes. A condição do indivíduo na pósmodernidade: leituras de Bauman e Lipovetsky. Sinais, Vitória, v. 22, n. 1, p. 81-89, Jan./Jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.25067/s.v22i1.15981.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Bancarolla, 2004.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)