PROMOÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL DOS IDOSOS
Palavras-chave:
Idosos; dinâmicas de grupo; saúde mental.Resumo
O projeto se concentra em promover o envelhecimento ativo entre pessoas com mais de 60 anos, alinhando-se com a proposta da Organização Mundial da Saúde. Visa proporcionar trocas de experiências, desenvolvimento de novas habilidades e ressignificação da velhice, integrando o bem-estar físico, emocional e social. Destaca-se a importância de considerar as necessidades individuais dos idosos, respeitando suas preferências e limitações. As dinâmicas de grupo surgem como uma estratégia valiosa para facilitar essas conexões, oferecendo um espaço seguro e inclusivo para os idosos se envolverem em atividades colaborativas, compartilharem experiências e desenvolverem habilidades sociais. Além disso, as dinâmicas de grupo têm demonstrado impactos positivos no aspecto psicológico, emocional e cognitivo dos participantes, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável.
Referências
COUTO, M. C. P. DE P. et al. Avaliação de discriminação contra idosos em contexto brasileiro - ageismo. Psicologia Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 4, p. 509–518, 2009.
LEANDRO-FRANÇA, C.; GIARDINI MURTA, S. Prevenção e promoção da saúde mental no envelhecimento: conceitos e intervenções. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, n. 2, p. 318–329, jun. 2014.
SARA, S. Qualidade de vida e bem-estar psicológico em idosos. Bdigital.ufp.pt, 2022.
Saúde mental dos idosos: vamos falar sobre isso? UNIMED, 2022. Disponível em: https://viverbem.unimed.coop.br/familia-em-foco/cuidados-com-os-idosos/saude-mental-dos-idosos-vamos-falar-sobre-isso/ . Acesso em: 25 de Maio de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Projetos Extensionistas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.