FALHAS NA SISTEMATIZAÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO DO RECONHECIMENTO DE SUSPEITO E A SELETIVIDADE PENAL

Autores

  • Ana Júlia Ferreira Duarte FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Bianca Santos Sousa FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Carlos Eduardo dos Santos FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Lorena Mendonça Santos FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Luiz Fernando Gonçalves Faria FAPAM Faculdade de Pará de Minas
  • Maria Clara Faria Soares FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Maria Júlia Nunes Alves FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Rafael Freitas Campos FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Sabriny dos Santos Monteiro FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Víviam Cristina Ramos Amaral FAPAM - Faculdade de Pará de Minas

Palavras-chave:

Seletividade penal , Reconhecimento, Conscientização , Direitos

Resumo

A identificação de suspeitos é um tema de suma importância para o direito penal. É um procedimento que afeta diretamente todo o transcorrer de um processo. O processo de investigação através de um inquérito policial, que é preliminar, busca averiguar os indícios de autoria da materialidade do fato tido como criminoso, e deve ser norteado pela legalidade, imparcialidade, moralidade, para que as investigações possam ser transparentes e justas. Atualmente este sistema tem como base a identificação de suspeitos através do reconhecimento facial, pessoal e por softwares. Por vezes a metodologia desses sistemas, e a sua utilização, tornam-se falhos, causando transtornos à vida dos cidadãos, gerando uma certa seletividade penal, e direcionando as investigações e todo o processo posterior a fatos que podem condenar inocentes. A intenção do presente trabalho é debater sobre os procedimentos atuais de reconhecimento de suspeitos, a atual legislação, e os novos procedimentos e entendimentos da justiça frente a esse problema que afeta toda a sociedade.

Referências

AWARE. Reconhecimento Facial. Disponível em: https://www.aware.com/pt/reconhecimento-facial/ . Acesso em 21 de Abril de 2023.

BRASIL, Presidência da República, Decreto Lei no 3.689, de 03 de outubro de 1941.

BVA LAW. A polêmica racial e social concernente aos softwares de reconhecimento facial: https://bvalaw.com.br/a-polemica-racial-e-social-concernente-aos-softwares-de-reconhecimento-facial/ . Acesso em 21 de Abril de 2023.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto condiciona uso de reconhecimento facial a inviabilidade de outros meios de identificação. Disponível em:https://www.camara.leg.br/noticias/911976-PROJETO-CONDICIONA-USO-DE-%20RECONHECIMENTO-FACIAL-A-INVIABILIDADE-DE-OUTROS-MEIOS-DE-IDENTIFICACAO. Acesso em 15 de Março de 2023.

CARTA CAPITAL. O reconhecimento facial não resolve os problemas de ordem social. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/br-cidades/o-reconhecimento-facial-nao-resolve-os-problemas-de-ordem-social/ . Acesso em 15 de Março de 2023.

EXAME. Reconhecimento facial: entenda o impacto da inteligência artificial na vida da população negra. Disponível em: https://exame.com/esg/reconhecimento-facial-entenda-o-impacto-da-inteligencia-artificial-na-vida-da-populacao-negra/ Acesso em: 20 de Abril de 2023.

FRAZÃO, Fernando. Projeto regula o reconhecimento de suspeito por vítimas e testemunhas. Agencia Brasil/Câmara dos Deputados. Disponível em :https://www.camara.leg.br/noticias/866778-projeto-regula-o-reconhecimento-de-%20suspeito-por-vitimas-e-testemunhas/. Acesso em 25 de maio de 2023.

FOLHA DE S. PAULO. Sob críticas por viés racial, reconhecimento facial chega a 20 estados. Disponível em: hhttps://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/07/sob-criticas-por-vies-racial-reconhecimento-facial-chega-a-20-estados.shtml. Acesso em 20 de Abril de 2023.

FOLHA DE S. PAULO. Reconhecimento facial cresce no Brasil; entenda como isso afeta você. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2021/08/reconhecimento-facial-cresce-no-brasil-entenda-como-isso-afeta-voce.shtml . Acesso em: 15 de Março de 2023

GELEDES. 83% dos presos injustamente por reconhecimento fotográfico no Brasil são negros. Disponível em: https://www.geledes.org.br/83-dos-presos-injustamente-por-reconhecimento-fotografico-no-brasil-sao-negros/ . Acesso em 15 de Março de 2023

METRÓPOLES. STJ absolve inocente preso por 2 anos após erros em reconhecimento fotográfico. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/stj-absolve-inocente-preso-por-2-anos-apos-erros-em-reconhecimento-fotografico. Acesso em 20 de Abril de 2023.

Revista Projetos Extensionistas Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

NAMA.AI. Entenda como funciona o reconhecimento facial. Disponível em: https://simple.nama.ai/post/entenda-como- funciona-o-reconhecimento-facial

OLHAR DIGITAL. De novo: reconhecimento facial incrimina erroneamente pessoas negras. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2020/09/05/noticias/de-novo-reconhecimento-facial-incrimina-erroneamente-pessoas-negras/ Acesso em: 20 de Abril de 2023.

PODER360. Negros são 83% dos presos injustamente por reconhecimento fotográfico. Disponível em: https://www.poder360.com.br/brasil/negros-sao-83-dos-presos-injustamente-por-reconhecimento-fotografico/ . Acesso em 15 de Março de 2023.

YOUTUBE. Live do canal Escola de Magistratura do Paraná. Falsas memórias e prova testemunhal, 18 de junho, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/live/1q8KfI_q4ew?feature=share . Acesso em 19 de Abril de 2023.

YOUTUBE. vídeo do canal Saúde oficial. Reconhecimento facial e a segurança pública - sala de convidados, 7 de Abril de 2022. Disponível em: https://youtu.be/NhjYgmCJTkg. Acesso em 19 de Abril de 2023

Downloads

Publicado

2024-01-24

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)