A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL

Autores

  • Adriana de Cássia Ferreira Alves FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Alan Jefferson de Jesus Rocha FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Anelise Gabrielle Oliveira Silva FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Gislene Soares Barbosa FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Jessica Cristina dos Santos FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Maria Luíza Pereira FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Verônica Fernandes Braga FAPAM - Faculdade de Pará de Minas

Palavras-chave:

Didática; Formação do Educador Infantil; Relato de Experiência

Resumo

Este trabalho aborda a importância da didática na formação do educador infantil, ressalta que todo educador deve conhecer os mecanismos da didática, pois ela traz técnicas e estratégias para transmitir conhecimentos e valores à criança. O educador deve ter o compromisso de buscar técnicas, métodos e estratégias para planejar, desenvolver, e avaliar o processo de ensino-aprendizagem através da aplicação adequada da didática. Além disso, o educador deve ser modelo positivo e inspirador para a criança, ajudando desenvolver sua autoconfiança trazendo o cuidado no cotidiano. O papel do educador de uma criança vai além da sala de aula e além de vocação, pois requer dedicação, flexibilidade, compromisso com o processo de aprendizagem e desenvolvimento integral dos alunos. A real importância da aplicação da didática consiste na análise e desenvolvimento técnico e métodos que podem ser utilizados para ensinar, dentre eles as atividades lúdicas que promovem a livre expressão de pensamentos, emoções, ideias, e vários outros. Cabe ao professor direcionar a criança, mas sem limitar o processo de aprendizagem. Com essas brincadeiras é desenvolvida uma série de habilidades como: atenção, memória, concentração, raciocínio lógico, coordenação motora, equilíbrio, força e habilidade. No relato de experiência tem-se além do estudo bibliográfico a realização de uma palestra com duas especialistas da área da educação infantil.

Referências

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. (Coleção Docência em Formação) 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 2005, p.204.

NERICI, Imídio G. Didática Geral Dinâmica. São Paulo: Atlas, 1995.

AVISA LÁ / CEERT (colaboração do MEC, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, entre outros), que apresenta experiências desenvolvidas em duas unidades educativas de São Paulo sobre a temática. S/D

Downloads

Publicado

2024-01-24

Edição

Seção

Artigos