CONSUMO E REDES SOCIAIS

REFLEXÕES INICIAIS

Autores

  • Talita Lopes de Faria
  • Carla Christina Imenes de Morais

Palavras-chave:

Direito. Consumo. Algoritmo. Redes Sociais.

Resumo

Este relato de experiência apresenta os estudos desenvolvidos, as estratégias metodológicas utilizadas e as principais inferências do trabalho elaborado junto à disciplina Projeto Integrador, no primeiro semestre de 2022. A proposta é que os(as) estudantes promovam ações que potencializem a reflexão sobre temas relevantes socialmente. Diante disso, salientamos que o texto versa sobre os impactos do atual modelo de consumo e a salvaguarda da intimidade, a influências dos algoritmos no e-commerce via redes sociais e a análise das seguintes legislações Marco Civil da Internet (Lei no 12.965, de 23 de abril de 2014), o Decreto no 7.962, de 15 de março de 2013, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei no 13.709, de 14 de agosto de 2018) e o Código de Defesa do Consumidor (Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990). Trata-se de pesquisa bibliográfica, cuja principais inferências são apresentadas por meio deste artigo, da elaboração e compartilhamento de cartilha digital sobre a temática e de roda de conversa efetivada em junho de 2022 na Faculdade de Pará de Minas (FAPAM) sob a supervisão do professor Júlio Moraes Oliveira.

Biografia do Autor

Talita Lopes de Faria

Graduanda em Direito pela Faculdade de Pará de Minas – FAPAM.

Carla Christina Imenes de Morais

1 Professora na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Pós-Doutorado na University of Sydney – Austrália. Doutorado em Educação no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestrado em Educação, Pós-graduação em Administração e Planejamento da Educação e Graduação em Pedagogia na UERJ. Graduanda em Direito na Faculdade de Pará de Minas – FAPAM.

Referências

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Publicado

2023-04-03

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