A UTILIZAÇÃO DO BI COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA ADMINISTRADORES

Autores

  • Emile Souto FAPAM
  • Ednéia Vanessa Martins Soares
  • Gabriel Wilson Neri de Campos Lacerda
  • Gilberto Magalhães Soares Faria
  • Gleisson Junio Teixeira
  • Laura Cristina Vieira Oliveira
  • Rúbia Milena Inácio
  • Suelen Rosária Cândida Oliveira

Palavras-chave:

Business Intelligence, gestão das informações, decisões, ferramenta

Resumo

O Businenses Inteligencie (inteligência de negócios) se tornou um mecanismo extremamente necessário e eficiente na gestão das informações, pois possibilita uma análise, organização, monitoramento e compartilhamento de informações valiosas com finalidade de planejamento e tomada de decisões mais assertivas, de forma eficiente e segura. A adoção da ferramenta de sistema BI no cotidiano das organizações traz inúmeras vantagens, tanto em termos de custo quanto em maneiras mais eficientes de negócios. O presente estudo tem como objetivo o conhecimento acerca do sistema BI, suas ferramentas, suas execuções dentro das organizações e de que forma suas múltiplas aplicações contribuem para os administradores nas suas tomadas de decisões. A ferramenta do BI funciona através de processos: coleta de dados, preparação de dados, armazenamento de dados e análise de dados. As técnicas de uso serão aplicadas na empresa Elétrica Magalhães a título de exemplo do conhecimento adquirido, bem como auxiliar a empresa na organização e uso de seus dados da carteira de clientes. A Elétrica Magalhães utiliza o BI através da plataforma online PNBOX, onde foi possível estruturar todo o planejamento financeiro da Elétrica Magalhães, tais como: o caixa mínimo operacional, estrutura de capital, perspectiva de crescimento ao longo dos anos, além de possibilitar desenvolver melhores estratégias de atendimento ao cliente. Portanto, pode-se afirmar de acordo com o estudo na Elétrica Magalhães, que os benefícios trazidos por esta ferramenta de planejamento estratégico, não só auxilia nas tomadas de decisões, como também dá maior segurança nas possibilidades de cenários encontrados, seja ele otimista ou pessimista.

Biografia do Autor

Emile Souto, FAPAM

Coordenadora do Projeto Integrador

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Pará de Minas, Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculpade de Pará de Minas

Referências

Primak, Fabio Vinicius. 2008. Decisões com B.I. - Business Intelligence 2008. 1a Ed.Brasil. Ciência moderna. Disponível em:

https://books.google.com.br/bookshl=ptr&lr=&id=cgbnehpelvkc&oi=fnd&pg=pa11&dq=artigo+sobre+business+intelligence&ots=157u1yvygh&sig=xn9gc1wdhuiguazkhvrghjugaxu#v=onepage& - Acesso em: 25 abril de 2022.

Morais, Izabelly Soares de; Gonçalves, Priscila de Fátima; Ledur, Cleverson Lopes; et al. Introdução a Big Data e internet das coisas (iot).1oed. São Paulo.

Sagah educação s.a. 2018. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595027640/. Acesso em: 25 abr. 2022.

Sharda, Ramesh; Delen, Dursun; Turban, Efraim. Business Intelligence e análise de dados para gestão do negócio. 4oed. Porto Alegre. Bookman. 2019.

Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605202/. Acesso em: 25 abr. 2022.

Agilidade e confiabilidade na tomada de decisão impulsionam companhias à adesão de ferramentas de Business Intelligence. Site: Senior 2012. Disponível em:

https://www.senior.com.br/noticias/agilidade-e-confiabilidade-na-tomada-de-decisao-impulsiona-companhias-a-adesao-de-ferramentas-de-business-intelligence.

Acesso: 08 de maio de 2022.

Inteligência de negócios. Site: Ibm. Disponível em: https://www.ibm.com/br-pt/analytics/businessintelligence utm_content=srcww&p1=search&p4=43700068051351790&p5=p&gclid=cj0kcqjw1n2tbhcoarisagvhqc6msnvjujnwm9ggpbv0dlcppp_o0rulkyxb5rxk-

pujd3ho4t2o0osaathlealw_wcb&gclsrc=aw.ds. Acesso: 08 de maio de 2022.

Business intelligence um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Efrain turban e outros. Site: docplayer 2016. Disponível em:

<https://docplayer.com.br/2228822-business-intelligence-um-enfoque-gerencial-para-a-inteligencia-do-negocio-efrain-turban-e-outros-traducao-bookman-

html. Acesso em 02 de maio de 2022.

O que é business intelligence? Seu guia sobre o bi e por que ele é importante. Site: tableau software 2003-2022. Disponível em: https://www.tableau.com/pt-

br/learn/articles/business-intelligence. Acesso em 09 maio de 2022.

Mês da tecnologia a história do business intelligence (bi). Site smartnx 2003-2022. Disponível em: https://www.smartnx.com/historia-do-business-intelligence.

Acesso em 09 maio de 2022.

O que é business intelligence e como aplicar na sua empresa. Site redação nexoos. Disponível em: https://www.nexoos.com.br/blog/o-que-e-business-

intelligence-e-como-aplicar-na-sua-empresa. Acesso em 09 maio de 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.