O IMPACTO DA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES NO RESULTADO E LUCRATIVIDADE DAS EMPRESAS
Palavras-chave:
Colaboradores, Lucratividade, Produtividade, Qualidades dos serviõs, GestorResumo
De acordo com estudos apontados, um colaborador motivado, tende a aumentar a lucratividade das organizações. As pesquisas apontam que existem diversas maneiras para a motivação de um funcionário, como salários, benefícios e até mesmo aos tratamentos internos, sendo assim, sua produtividade aumenta e a qualidade dos serviços também melhora, gerando assim um maior número de vendas e aumentam o faturamento da empresa, onde o gestor indiretamente pode beneficiar também os próprios colaboradores gerando assim um ciclo, aumentando os ganhos para ambas as partes.
Referências
LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos princípio e tendência. São Paulo: Saraiva, 2012.
FERRAZ, M. Liderança: Um desafio para gestores do século XXI? In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 11., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2015. p. 1-20.Disponivel em: http://www.inovarse.org/node/3838. Acesso 05 abr.2021.
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as Pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005DOLZ, J; Noverraz, N. e DAVEL,E.;VERGARA,S.C. Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo:atlas,2001.
CHIAVENATO,I. Gestão de Pessoas: E o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier,2004 , Gerenciando Pessoas. 3ª ed. São Paulo: Makron Book, 2004.
SANTOS,N.M.B.F.DOS. Clima Organizacional: pesquisa e diagnóstico.Lorena:Stiliano,1999.
GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas. Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001
LIRA, J. Motivação no trabalho: um estudo de caso em uma instituição de ensino federal. UFRGS lume repositório digital, Porto Alegre, 2015. Disponível em: www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/131488/000976193.pdf?sequence.
GOMES, Elaine. A motivação de pessoas nas organizações e suas aplicações para a obtenção de resultados. Revista eletrônica de administração, São Paulo, 2007.
BERGAMINI, Cecília W. Motivação nas organizações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos. 7. ed. Barueri, SP: Manole, 2009.
ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
Lucratividade. O que é e qual a importância para sua empresa? Sebrae, 11 de maio de 2019. Disponível em:
www.sebraeatende.com.br/artigo/lucratividade-o-que-e-e-qual-sua-importancia-para-empresa.
SMITH, Adriana; BARTOLO, Elaine. O Bom humor do empregado: Uma variável de lucratividade empresarial? 2015. Universidade do conhecimento científico. São Paulo, 2015.Disponível em: revista.lusiada.br/index.php/ruep/article/view/642.
PORTER, M. et ali. Estratégia: A busca da vantagem competitiva. Rio de janeiro: Campus, 1998. Os caminhos da lucratividade. HSM Management, Mar/Abr 1997, p.88. Estratégia competitiva: Técnica para análise de industrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
VERGARA, S. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Projetos Extensionistas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.