A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
: Alfabetização; Literatura Infantil; Contação de Histórias; Oralidade; Práticas Pedagógicas.Resumo
Este projeto extensionista teve como objetivo analisar a contribuição da contação de histórias no processo de alfabetização de crianças, com ênfase no desenvolvimento da oralidade, da imaginação e no despertar do prazer pela leitura e escrita. Partindo da justificativa de que métodos tradicionais muitas vezes não despertam o interesse dos alunos, propôs-se uma abordagem mais lúdica, afetiva e interativa por meio da narrativa oral. A metodologia envolveu ações práticas como sessões de contação de histórias em ambiente escolar, criação de uma cartilha educativa, aplicação de questionários e interação com a comunidade via redes sociais. Os resultados apontaram que a contação de histórias favorece significativamente o engajamento das crianças com o universo letrado, ampliando seu repertório linguístico, fortalecendo vínculos afetivos e estimulando o imaginário. Além disso, professores e familiares relataram mudanças positivas no comportamento das crianças diante dos livros e das práticas de escuta. A experiência revelou também desafios, como a necessidade de formação docente e a valorização da literatura como prática pedagógica. Conclui-se que a contação de histórias é uma poderosa aliada na alfabetização, sobretudo quando pensada de forma sensível, criativa e integrada ao cotidiano escolar, revelando-se não apenas como instrumento de ensino, mas como ponte entre emoção, conhecimento e transformação social.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/bncc. Acesso em: 04 jun. 2025.
CAMPOS, Rúbia Regina de Souza. Contação de histórias e suas contribuições no processo de alfabetização. Curitiba: Appris, 2020.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 9. ed. São Paulo: Ática, 2012.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2022.
LIMA, Eliana Yunes. A formação do leitor literário: caminhos da literatura na escola. Rio de Janeiro: Pallas, 2010.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Ler e contar histórias: caminhos para a formação de leitores. São Paulo: Paulinas, 2011.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2002.
SANTOS, Neide Luzia de Rezende. A arte de contar histórias na educação infantil. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SILVA, Érica Lima da. O papel do lúdico no processo de alfabetização. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 26, p. 1-14, 2021.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psico-lógicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Projetos Extensionistas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.