PSICOLOGIA E PRECONCEITO

POSSÍVEIS CAMINHOS PARA REDUÇÃO DO BULLYING NAS ESCOLAS

Autores

  • Julia Vitória de Oliveira Lopes Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Adrielle Shederman Fonseca Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Arthur Matheus Murta Oliveira Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Julia Ellen Chaves Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Laura Katley Andrade Fernandes Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Patrícia Mendes Viega Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Vanessa Lara de Oliveira Silva Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Psicologia; Educação; Preconceito; Bullying; Intervenção escolar.

Resumo

Este projeto extensionista teve como objetivo principal informar sobre o bullying, suas consequências e possíveis caminhos para sua redução, com foco na atuação da Psicologia. Os objetivos específicos incluíram investigar os mecanismos psicológicos ligados ao preconceito no ambiente escolar, compreender os impactos do bullying na saúde mental e no desempenho acadêmico, propor ações práticas baseadas na educação emocional e conscientizar sobre a importância de construir espaços escolares acolhedores. Justifica-se pela necessidade de prevenir práticas discriminatórias desde a infância, promovendo o respeito às diferenças e o bem-estar coletivo. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e aplicação prática por meio de uma palestra interativa e dinâmicas com alunos do ensino fundamental. A abordagem priorizou o uso de linguagem acessível, escuta ativa e atividades reflexivas e simbólicas. Os resultados demonstraram grande engajamento por parte das crianças, que se mostraram abertas a compartilhar experiências e a repensar suas atitudes. Observou-se que os objetivos foram efetivamente alcançados, favorecendo a compreensão do bullying como um fenômeno complexo, muitas vezes relacionado ao preconceito. Conclui-se que a Psicologia desempenha papel fundamental na promoção de ambientes escolares saudáveis e na prevenção de comportamentos excludentes.

Referências

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Publicado

2025-08-19

Edição

Seção

Artigos