DIABETES MELLITUS E SEUS FATORES ASSOCIADOS:
PÉ DIABÉTICO
Palavras-chave:
Diabetes Mellitus; Pé diabetico; Úlceras, Insulina.Resumo
Atualmente existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes mellitus no Brasil, o que representa 6,9% da população nacional. Portanto, entre as várias complicações crônicas que estão associadas à diabetes mellitus, o “pé diabético” é altamente frequente. Consagrando-se como a complicação crônica de maior impacto social do diabetes mellitus, por ser a principal causa de amputações de membros inferiores com origem não traumática e a diminuição da qualidade de vida da população acometida, resultando no aumento do risco de morte. Este estudo tem como objetivo proporcionar uma compreensão aprofundada sobre o que é o Pé Diabetico, trazendo alguns pontos no processo de enfermagem, para identificar e classificar as lesões, com estratégias de prevenção e tratamento.
Referências
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. In: International Diabetes Federation. 2021. Disponível em: https://profissional.diabetes.org.br/wp-content/uploads/2023/06/Dados- Epidemiologicos-SBD_comT1Dindex.pdf. Acesso em 08 de set. 2023.
DIABETES BRASIL. In: Diabetes tipo lada. 2023. Disponível em: https://adj.org.br/diabetes/tipos/lada/#:~:text=Menos%20conhecido%2C%20o%20diabetes%20tipo, e%20ocorre%20geralmente%20em%20adultos. Acesso em 08 de set. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Projetos Extensionistas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.