A ANSIEDADE NA VIDA UNIVERSITÁRIA
DESAFIOS, CONSEQUÊNCIAS E SEUS DESDOBRAMENTOS
Palavras-chave:
Ansiedade; Saúde; Sintoma; Psicologia; Universitário.Resumo
Este trabalho pretende investigar os desafios, as consequências e os desdobramentos da ansiedade na vida universitária, na contemporaneidade. Na faculdade, os estudantes se deparam com problemas antes não vivenciados em suas práticas cotidianas, constituindo assim uma nova realidade, na qual a adaptação deve ocorrer de forma rápida devido às mudanças, quase que antagônicas em relação ao contexto que estavam inseridos Na medida que a rotina de estudos aumenta e a jornada na faculdade fica mais extensa, o universitário se torna cada vez mais vulnerável para desenvolver sobrecarga psicológica que podem vir a repercutir em seu comportamento, desencadeando sintomas presentes em alguns transtornos, como por exemplo, a ansiedade. A ansiedade pode ser vista como algo benéfico, servindo como sinal de alerta para várias situações. No contexto universitário é possível notar a presença de um conflito interno nos estudantes, devido ao excesso de tarefas acadêmicas, falta de motivação, expectativas sobre a carreira, existência de conflitos com colegas e professores, apresentações de trabalhos que podem gerar ansiedade de forma maléfica, que inclusive é caracterizada como uma patologia, trazendo sérios problemas de saúde física e mental para aqueles que a vivenciam.
Referências
ANDRADE, Azarias Machado de; PIRES, Emmy Uehara. AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE DOS ESTUDANTES DA UFRRJ. Revista Trabalho (En)Cena, Palmas - TO, 15 de jun. de 2020. Dossiê Saúde Mental nas IES II. ISNN 2526-1487. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/7294>.
BANDEIRA, Marina; QUAGLIA, Maria Amélia Cesari; BACHETTI, Lívia da Silva; FERREIRA, Tatiana Lourençoni; SOUZA, Grasiela Gomide de. Comportamento assertivo e sua relação com ansiedade, locus de controle e autoestima em estudantes universitários. Estudos de Psicologia, Campinas I 22(2) I 111-121, abril - junho, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2005000200001>.
KINRYS, Gustavo; WYGANT, Lisa E. TRANSTORNO DE ANSIEDADE EM MULHERES: gênero influencia o tratamento?. Revista Brasileira de Psiquiatria 27(Supl II):S43-50, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br › rbp PDF Resultados da Web Transtornos de ansiedade em mulheres: gênero influência o tratamento? Anxiety …>.
MEDEIROS, Palloma Prates; BITTENCOURT, Felipe Oliveira. Fatores Associados à Ansiedade em Estudantes de uma Faculdade Particular. ID on line. Revista de psicologia, [S.l.], v. 10, n. 33, p. 42-55, dez. 2016. ISSN 1981-1179. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/594/855>.
SILVA, Dylan Ritcher da; PANOSSO, Ivana Regina; DONADON, Maria Fortunata. Ansiedade em universitários: fatores de risco associados e intervenções – uma revisão crítica da literatura. Revista Psicologia - Saberes & Práticas, n.2, v.1., 1 de out. de 2018. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/psicologiasaberes&praticas/sumario/64/16012019150843.pdf>.
VALE, Ana Carina de Castro. Ansiedade social e ideação e comportamento suicida em universitários. 2019. Tese (Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde) - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga, Portugal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt › handle Resultados da Web Ansiedade social e ideação e comportamento suicida em estudantes …>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Projetos Extensionistas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.