FAKE NEWS

RECONHECENDO, EVITANDO E COMBATENDO A PRÁTICA DE NOTÍCIAS E SITES FALSOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Deivid Kevin Faculdade de Pará de Minas -FAPAM PUC Minas
  • André Almeida Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Yasmin Otoni Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Lucas Rezende Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Graciliane Ferreira Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Fake News, redes sociais, fraude.

Resumo

O artigo tem a finalidade de ensinar a reconhecer sites de notícias falsas que são espalhadas em redes sociais, enganando diversas pessoas ao redor do mundo. Com o crescimento e uso frequente das redes sociais estamos cada vez mais propensos a ser enganados pelos meios de notícias falsas ou sites que nos levam a vazar nossas informações, fazendo com que a nossa privacidade seja invadida. O Whatsapp é a rede social mais utilizada no mundo e por meio disso a mais propensa a fake news e clonagem de pessoas. Devido ao acesso em sites falsos e preenchimento de informações, os usuários são enganados com sites muito bem construídos. Portanto, temos o objetivo de ajudar a identificar essas notícias e sites falsos, demonstrando meios para reconhecer de imediato os sites falsos e ainda combater a prática da disseminação de fake news.

Referências

Sete anos depois, uma família de mulher linchada por fake news luta por indenização da rede social. G1 (Globo), ano. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2021/05/03/sete-anos-depois-familia-de-mulher-linchada-apos-fake-news-luta-por-indenizacao-de-rede-social.ghtml>. Acesso em: 06, maio e 2021.

Como saber se uma notícia é fake news pelo Whatsapp. TechTudo, 2018. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/10/como-saber-se-uma-noticia-e-fake-news-pelo-whatsapp.ghtml>. Acesso em: 03, maio e 2021.

Sete dicas para descobrir se um site é falso e evitar golpes online. TechTudo, 2019. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/listas/2019/03/sete-dicas-para-descobrir-se-um-site-e-falso-e-evitar-golpes-online.ghtml>. Acesso em: 03, maio e 2021.

Fake News. Mundo Educação, 2017. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm>. Acesso em: 07, maio e 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos