APOIO PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO.
Palavras-chave:
Estudo de caso, Educação de jovens e adultos, Histórico da EJA no Brasil, Políticas Públicas da EJAResumo
O estudo tem por objetivo fazer um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil pautado nas políticas públicas dessa modalidade de ensino, para além trazer um estudo de caso de dois participantes que desejam alfabetizar-se pelo modo não-formal de educação. O grupo buscou de forma voluntária dois participantes para envolver-se no projeto. Nessa primeira parte do estudo, o grupo entrevistou e realizou uma avaliação diagnóstica dos convidados, para assim montar um planejamento e ações personalizadas de acordo como a necessidade de cada um dos envolvidos. Baseado na história de vida, na motivação dos participantes e nos conhecimentos a respeito de como ocorre o processo de alfabetização, o grupo busca desenvolver habilidades capazes dos convidados em realizar uma leitura fluida, uma escrita mais organizada e ortográfica além de inserir esses sujeitos em uma cultura letrada.
Referências
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; MORAIS, Artur Gomes de; FERREIRA, Andréa Tereza Brito. A relação entre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos: questões conceituais e seus reflexos nas práticas de ensino e nos livros didáticos. LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; MORAIS, Artur Gomes de. (Org.) Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
BRASIL. Constituição de 1988.Planalto. Disponível em: . Acesso em 13 de março de 2021.
BRASIL. Constituição de 1988.Planalto. Disponível em: . Acesso em 09 de março de 2021.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica 2000. MEC. Disponível em: . Acesso em 13 de março de 2021.
BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases da Educação de 1996. Senado. Disponível em: . Acesso em 13 de março de 2021.
BRASIL.Plano Nacional de Educação.(PNE) Disponível em: http://pne.gov.br./20 metas. Acesso em 09 de março de 2021.
CAPUCHO, Vera. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.
GADOTTI ( Moacir Gadotti) Paulo Freire e a Educação Popular, São Paulo, Disponível em https://sindacs.org.br/novo/wp-content/uploads/2018/06/Paulo-Freire-e-a-Educa%C3%A7%C3%A3o-Popular..pdf. Acesso em 22. mar. 2021
PAULA, Cláudia Regina de; OLIVEIRA, Márcia Cristina de. Educação de jovens e adultos: a educação ao longo da vida. Curitiba: Ibpex, 2011.
PINI ( Francisca Rodrigues de Oliveira Pini) Educação Popular e os seus diferentes espaços: Educação social de rua, prisional e campo, Disponível http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v1/32.pdf Acesso em 22. mar. 2021
SILVA, Geanne Selicane, TOLEDO, Juliana Fachini, SILVA, Renata, MAIA, Maria Angélica Gomes. Educação de Jovens e Adultos. XII Encontro Latino de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós Graduação. Universidade do Vale do Paraíba. 2008. Disponível em: . Acesso em 21 de maio de 2020.
STRELHOW, Thyeles. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 49-59, jun.2010.
UNESCO (2010. Conferência Internacional sobre Educação de Adultos, 6ª, Belém do Pará, Brasil, 2009. BR / 2010 / PI / H / 8. 2010. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000187787>. Acesso em 21. mar. 2021
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Projetos Extensionistas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.