SISTEMA DE AVALIAÇÃO INTEGRADA

proposta inovadora de avaliação da aprendizagem da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM

Autores

  • Miriam Maria Roberto Marmol
  • Vanessa Faria Viana

Resumo

Aos completar cinquenta anos, a Faculdade de Pará de Minas - FAPAM mantém-se referência de ensino na região e se mostra uma instituição que sempre avança, evoluindo-se através dos tempos. Este presente artigo, exemplo de uma ação desenvolvida pela Fapam para atingir seu objetivo de excelência, apresenta reflexões sobre a implantação da proposta de Avaliação Integrada da Faculdade de Pará de Minas e os reflexos desse processo avaliativo nos discursos e práticas docentes no período de 2017-2018. Pensar os processos avaliativos no contexto da educação superior é algo que vem ganhando destaque nos últimos anos. A avaliação enquanto instrumento de poder para classificar, rotular os alunos entre os bons e os ruins, ou seja, a avaliação como uma ameaça tem sido muito questionada conforme apontam os teóricos Luckesi (2005), Perrenoud (1999), Moretto (2014), Masetto (2012), Bloom et al (1972) os quais são base referenciais para esta discussão. Atualmente, a avaliação deve ser vista e compreendida como importante ferramenta à disposição dos docentes para alcançar os objetivos de aprendizagem e sucesso dos alunos. A partir dessa abordagem realizou-se, neste, uma análise dos processos de implantação da avaliação integrada da Faculdade de Pará de Minas, a partir do Regulamento do Sistema de Avaliação (SAI), os processos de elaboração, aplicação e retorno da prova para os docentes e discentes. Desse processo podem-se apontar algumas reflexões interessantes em relação ao novo comportamento docente e discente quanto ao processo avaliativo.

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Publicado

2020-08-12

Edição

Seção

Artigos