ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE PODEM MINIMIZAR AS DIFICULDADES EM CÁLCULO

Autores

  • Júlio César de Carvalho Júnior Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Cálculo, defasagem, computador, softwares e Modelagem Matemática.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar a importância do cálculo nos dias de hoje passando por sua história, desde a Grécia antiga até o seu ápice com Newton e Leibniz. Sendo esse um importante conteúdo, deve-se preocupar com a qualidade de seu ensino e garantir que os alunos tenham um aprendizado satisfatório, embora muitas dificuldades norteiem seu ensino. Apresentaremos a defasagem matemática no ensino básico, especialmente em álgebra e funções, como sendo uma das principais causas das dificuldades com que os alunos chegam aos cursos de cálculo. Pretendemos, ainda, apresentar algumas possíveis estratégias de ensino para contornar esse problema. Abordaremos também quais as possíveis formas com as quais o uso do computador (softwares educacionais para matemática) e a modelagem matemática podem contribuir para minimizar as dificuldades que os alunos possuem no Cálculo Diferencial e Integral.

Biografia do Autor

Júlio César de Carvalho Júnior, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduado em Matemática pela Faculdade de Pará de Minas – FAPAM.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

Artigos