CURIOSIDADES MATEMÁTICAS: uma alternativa em recurso didático

Autores

  • Guilherme Inácio Lemos Braga Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Tânia Aparecida Ferreira Hanke Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Curiosidades matemáticas. Ensino-aprendizagem. Recursos didáticos.

Resumo

A matemática é, muitas vezes, a disciplina responsável pelo fracasso escolar e alvo dos maiores problemas no processo de ensino-aprendizagem. Com o intuito de amenizar esses problemas, esta pesquisa vem explorar recursos didáticos para aplicação em sala de aula: as curiosidades sobre o conteúdo é um deles. Partindo das considerações de autores como Fiorentini (1995), Ifrah (2001), Boyer (1996) e registros oficiais dos PCNs (1997), reforçamos a utilização de diferentes métodos
como ferramenta na construção do conhecimento matemático. Para completar o estudo, a análise de livros didáticos e provas de olimpíadas de matemática mostram até que ponto as curiosidades são trabalhadas no ensino fundamental regular.

Biografia do Autor

Guilherme Inácio Lemos Braga, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Licenciado em Matemática pela Faculdade de Pará de Minas - FAPAM.

Tânia Aparecida Ferreira Hanke, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Docente da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM. Mestre em Ensino da Matemática – PUC Minas.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

Artigos