AS AÇÕES COLETIVAS EM SEU ESPECTRO HISTÓRICO-PROCESSUAL

Autores

  • José Janou Vieira Saldanha Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Ações coletivas. Evolução histórico-processual. Processo Coletivo. Ações coletivas na contemporaneidade.

Resumo

O estudo do neófito ramo processual (processo coletivo) desafia pesquisas e debates, não só pela incipiência, mas principalmente pela expectativa de possibilitar a efetividade na resolução de conflitos de massa, prestando, dessa forma, relevantes serviços na contínua elaboração e construção de um Direito democrático –contribuição perceptível dentro da qual, a título exemplificativo, citam-se o acesso ao judiciário, a duração razoável do processo e a concretização de direitos fundamentais. Contudo, a observância do panorama histórico-processual das ações coletivas nem sempre é levado em consideração, muito menos pesquisado pelos juristas que se debruçam sobre o processo coletivo. Essa análise será apresentada em abordagem historicista das ações
coletivas, da antiguidade à contemporaneidade, no intuito de possibilitar a melhor compreensão dos empecilhos hoje enfrentados pelo processo coletivo, com ênfase nas ações que, mesmo de forma não explícita, tampouco estudada e debatida, podem ser heranças de tempos idos.

Biografia do Autor

José Janou Vieira Saldanha, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Advogado. Graduado em Direito pela Universidade de Itaúna (UI). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós-graduado em Direito Tributário pelo Centro de Atualização em Direito (CAD). Pós graduando em Direito Processual pelo Instituto de Educação Continuada (IEC-PUC Minas). Mestrando em Direito pela Universidade de Itaúna. Participante dos Grupos de Pesquisa da (FUIT): Acesso à justiça e direitos fundamentais individuais e coletivos e A teoria do direito na sociedade do risco.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

Artigos