ARTE E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rosana Maria de Jesus Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Natália Nunes Scoralick Lempke Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Criança. Desenho. Educação infantil. Emoções. Professor.

Resumo

As produções artísticas estão presentes desde os primórdios da humanidade. Dentre elas, o desenho é uma importante forma de manifestação do inconsciente, principalmente pela criança, que não consegue se expressar plenamente por meio das palavras, constituindo-se num instrumento relevante no ambiente educacional. Além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e motor, o grafismo é utilizado pela criança para criar sua autoimagem e a realidade em que vive, o que favorece seu desenvolvimento emocional. Essa pesquisa bibliográfica visou explorar tal temática, tendo como objetivos secundários compreender a importância da arte ao longo da história, contextualizar seu papel na educação infantil, entender as formas de manifestação artísticas da criança durante seu desenvolvimento e como os educadores devem utilizar a arte como ferramenta pedagógica. Em síntese, verificou-se que os desenhos são reflexos dos pensamentos mais ocultos
das crianças, nos quais expressam seus medos, alegrias, preocupações. Quando desenvolvido de forma correta pelos educadores, o desenho pode facilitar a aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.

Biografia do Autor

Rosana Maria de Jesus, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Pará de Minas – FAPAM.

Natália Nunes Scoralick Lempke, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM. Mestre em Psicologia pela UFJF.

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Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

Artigos