O ACESSO À JUSTIÇA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, INCLUSÃO DE CONTEÚDOS JURÍDICOS BÁSICOS E A SUBSTITUIÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

  • Aldo Matos Melo Júnior Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Ana Paula Santos Diniz Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Acesso à Justiça. Escola. Educação. Efetividade.

Resumo

Objetiva-se contextualizar o tema “acesso à justiça” no âmbito da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – CRFB/88 – demonstrando a necessidade de incluir essa temática no ensino básico educacional do país. Critica-se o tempo dedicado a conteúdos complexos e de pouca aplicação prática na vida cotidiana. Pretende-se despertar o interesse e fomentar discussões específicas sobre essa problemática no meio acadêmico, Secretarias de Educação e nas Instituições e estabelecimentos de ensino em geral. Isso porque este estudo visa impulsionar o senso crítico de modo geral, resultando no avanço teórico e humanístico nos futuros cidadãos brasileiros, professores e operadores do direito, para que consigam trazer e usufruir, na prática, a qualidade, agilidade, efetividade e acessibilidade da justiça para todos.

Biografia do Autor

Aldo Matos Melo Júnior, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduando em Direito pela Faculdade de Pará de Minas – FAPAM. Policial Militar.

Ana Paula Santos Diniz, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Docente no Curso de Direito da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM. Advogada. Mestranda. Pesquisadora.

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Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

Artigos