SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM AS CONDIÇÕES SANITÁRIAS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

Autores

  • Priscila do Carmo Ernesto Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Marcelo Giordani Minozzo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

DOI:

https://doi.org/10.63054/2177-823X.2025.768

Resumo

No ambiente escolar, o controle higiênico-sanitário é crucial para garantir alimentos seguros, especialmente porque as crianças são mais vulneráveis a doenças transmitidas por alimentos. Este estudo visa analisar a influência dos programas de qualidade e das boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos em unidades de alimentação e nutrição escolar na região Sudeste do Brasil. A metodologia adotada foi uma revisão sistemática da literatura, baseada em dados eletrônicos e periódicos publicados entre 2016 e 2023. Foram analisadas 261 escolas, categorizando os riscos sanitários como segue: 40,61% com risco baixo, 41,76% com risco regular e 16,09% com risco alto. Os resultados dos blocos avaliados mostraram médias de: 50,27% para edifícios e instalações; 48,18% para equipamentos de temperatura controlada; 63,20% para manipuladores; 27,51% para recebimento; 57,90% para processos e produção; e 55% para higiene ambiental. Esses dados destacam a importância da manutenção das condições sanitárias adequadas na merenda escolar para prevenir doenças e promover a saúde dos alunos, assegurando que os alimentos sejam produzidos em conformidade com as boas práticas e a legislação vigente.

 

Biografia do Autor

Priscila do Carmo Ernesto, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário UNI-BH desde 2006 e Pós- graduada em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional pelo GANEP e desde então, atuei nos seguimentos que compete atuação do profissional em hospitais (NASFs, Atendimentos Ambulatórias e Pacientes de Câncer Cabeça e Pescoço) ILPIs, Gerenciamento em Serviços de Alimentação e Nutrição, sendo um dos principais focos participação em auditorias como ONA e Prodfor e atualmente, no PNAE do Município de Vitória-ES, na área de planejamento, elaboração de cardápios, compras, fiscalização de contratos, teste de aceitabilidade e controle de qualidade nas Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Interessa-se por Controle de Qualidade e Segurança dos Alimentos, Gestão da Qualidade e Microbiologia de Alimentos.

Marcelo Giordani Minozzo, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, membro do NDE de Engenharia de Pesca, Colegiado de Engenharia, Colegiado da Pós Graduação em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos. Ministra as disciplinas de Introdução a Engenharia de Pesca, Tecnologia do Pescado, Oceanologia, Metodologia da Pesquisa, Controle de qualidade de produtos de origem vegetal e animal, Aproveitamento integral do pescado, Técnicas em Análise Sensorial. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Desenvolvimento de Produtos, Microbiologia e Análise Sensorial. Lider do Grupo de Pesquisa em Processamento de Pescado (GePP), tem experiencias em orientações em Iniciação Cientifica (IF), Trabalho de conclusão de curso (TCC) e trabalho de conclusão final (TCF).

Downloads

Publicado

2025-07-09

Edição

Seção

Artigos