SE CUIDA AÍ - PREVENÇÃO DE CÂNCERES

EXPERIÊNCIAS DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Deborah Franscielle da Fonseca Universidade Federal de São João Del-Rei https://orcid.org/0000-0001-6001-2837
  • Brenda Aparecida de Vasconcelos Basílio Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM)
  • Geizielle Adriane da Silva Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM)
  • Laura Silva Fonseca Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM)
  • Lorena Thais Camargos Silva Faculdade de Pará de Minas (FAPAM)
  • Marina Duarte Barbosa Pinheiro Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM)
  • Patrícia Peres de Oliveira Universidade Federal de São João Del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.63054/2177-823X.2025.753

Resumo

O objetivo deste estudo é relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em um projeto extensionista, descrevendo as atividades desenvolvidas, os desafios enfrentados e os resultados alcançados. O projeto de extensão "Se Cuida Aí! Prevenção de Cânceres", desenvolvido por acadêmicas de enfermagem da FAPAM, buscou promover ações educativas sobre a prevenção e detecção precoce dos cânceres mais incidentes na população brasileira (mama, próstata, pele, colo do útero e pulmão). A iniciativa contemplou rodas de conversa, palestras e materiais informativos, desenvolvidas em Unidades de Saúde e empresas do município de Pará de Minas (MG). O projeto trouxe impactos positivos tanto para a comunidade quanto para as acadêmicas envolvidas, por meio de abordagens interativas e acolhedoras, foi possível estimular o diálogo, esclarecer dúvidas e incentivar hábitos preventivos, promovendo maior sensibilização sobre o câncer. Além disso, a experiência contribuiu significativamente para a formação das acadêmicas, aprimorando habilidades como comunicação eficaz, trabalho em equipe e humanização do cuidado. Apesar dos avanços alcançados, alguns desafios foram enfrentados ao longo da execução, como a resistência da população em realizar exames preventivos e a necessidade de adaptar a linguagem para diferentes públicos. No entanto, com estratégias adequadas, essas barreiras foram superadas, garantindo a efetividade das ações educativas e ampliando o alcance da iniciativa. Considera-se que os resultados evidenciaram o impacto positivo da extensão universitária, tanto na formação das acadêmicas quanto na sensibilização da comunidade.

Biografia do Autor

Deborah Franscielle da Fonseca, Universidade Federal de São João Del-Rei

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Assistente na Universidade Federal de São João del Rei, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Brenda Aparecida de Vasconcelos Basílio, Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM)

Graduanda no curso de Enfermagem pela Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM). Pará de Minas, Minas Gerais, Brasil.

Geizielle Adriane da Silva, Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM)

Graduanda no curso de Enfermagem pela Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM). Pará de Minas, Minas Gerais, Brasil.

Laura Silva Fonseca, Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM)

Graduanda no curso de Enfermagem pela Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM). Pará de Minas, Minas Gerais, Brasil.

Lorena Thais Camargos Silva, Faculdade de Pará de Minas (FAPAM)

Graduanda no curso de Enfermagem pela Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM). Pará de Minas, Minas Gerais, Brasil.

Marina Duarte Barbosa Pinheiro, Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM)

Graduanda no curso de Enfermagem pela Faculdade Católica de Pará de Minas (FAPAM). Pará de Minas, Minas Gerais, Brasil.

Patrícia Peres de Oliveira, Universidade Federal de São João Del-Rei

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Associada na Universidade Federal de São João del Rei, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Artigos