O NEOLIBERALISMO COMO GOVERNAMENTO DO SOFRIMENTO ESCOLAR

Autores

  • Laura Silveira Santiago Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.63054/2177-823X.2025.747

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a educação como instrumento de manutenção da permanência da aliança entre capitalismo e neoliberalismo como governante da sociedade contemporânea. Propõe-se reavaliar o conceito de educação em meio à influência da política neoliberal, e seus efeitos subjetivo-existenciais aos atores escolares. Desenvolveu-se este estudo por meio de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória segundo método dedutivo. Para a construção deste, Michel Foucault, com sua teoria de governamentalidade, e Jean-Paul Sartre, com sua filosofia existencialista, são autores fundamentais; além destes, para ilustrar as discussões, será utilizada como objeto a obra audiovisual “Machucca”, dirigida por Andrés Wood em 2004. A partir deste estudo, conclui-se a vivência da profanação da educação e o sofrimento escolar.

Biografia do Autor

Laura Silveira Santiago, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - campus de Marília

Mestranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP, campus Marília – na linha de pesquisa “Filosofia e História da Educação no Brasil”. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, campus Divinópolis. Graduada em Psicologia pela UNA, campus Divinópolis. ID Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1981550137994558 .

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Publicado

2025-04-08

Edição

Seção

Artigos