O NEOLIBERALISMO COMO GOVERNAMENTO DO SOFRIMENTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.63054/2177-823X.2025.747Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre a educação como instrumento de manutenção da permanência da aliança entre capitalismo e neoliberalismo como governante da sociedade contemporânea. Propõe-se reavaliar o conceito de educação em meio à influência da política neoliberal, e seus efeitos subjetivo-existenciais aos atores escolares. Desenvolveu-se este estudo por meio de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória segundo método dedutivo. Para a construção deste, Michel Foucault, com sua teoria de governamentalidade, e Jean-Paul Sartre, com sua filosofia existencialista, são autores fundamentais; além destes, para ilustrar as discussões, será utilizada como objeto a obra audiovisual “Machucca”, dirigida por Andrés Wood em 2004. A partir deste estudo, conclui-se a vivência da profanação da educação e o sofrimento escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SYNTHESIS | Revistal Digital FAPAM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.