O GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA PUBLICITÁRIA:

À LUZ DA TEORIA DA ESTRUTURA RETÓRICA (RST) E DA INTERTEXTUALIDADE

Autores

  • Cristina Mara França Pinto Fonseca Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM
  • Silvana Aparecida Batista e Almeida Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM

DOI:

https://doi.org/10.63054/2177-823X.2025.713

Resumo

Este artigo traz um olhar analítico sobre gênero textual propaganda publicitária mediado pela intertextualidade com o gênero provérbio. O estudo justifica-se por investigar as relações explícitas e implícitas que se estabelecem na combinação das orações no discurso. O objetivo é descrever como se organiza a arquitetura do gênero textual propaganda, em interface com o gênero provérbio, e as relações que emergem entre as suas partes. A análise qualitativo–interpretativa se fundamenta na Teoria da Estrutura Retórica – Rethorical Structure Theory  (RST), de  MANN & THOMPSON (1983, 1985)  e na Linguística Textual. A RST é uma teoria que visa estudar a organização dos textos e o estabelecimento das relações entre as porções (SPAN) do texto, bem como explicitar a coerência textual, conforme os autores supracitados.  As relações que se estabelecem entre as orações podem ser descritas na intenção comunicativa e na avaliação do ouvinte/leitor, trata-se da plausibilidade. Como metodologia, selecionaram-se três propagandas publicitárias na web. Logo após, analisou-se a estrutura retórica das propagandas publicitárias, segmentando-as em unidade de informação, conforme Chafe (1980).  Nesse sentido, constatou-se a predominância  das relações NÚCLEO-SATÉLITE (N-S) de SOLUÇÃO, CIRCUNSTÂNCIA, PREPARAÇÃO, BACKGROUND e MULTINUCLEARES como CONTRASTE,  REFORMULAÇÃO MULTINUCLEAR.

 PALAVRAS-CHAVE: Gênero mídia publicitária; Gêneros textuais; Linguística textual; Teoria da Estrutura Retórica

Biografia do Autor

Cristina Mara França Pinto Fonseca, Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM

Doutorado em Linguística do texto e do discurso – UFMG; Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas. Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização pela Universidade Federal de São João Del Rei, UFSJ. Especialização em Tecnologia de informação e comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UAB-UFJF. Especialização em Programa de Pós Graduação 'lato Sensu' pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas; Docente na Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM.

Silvana Aparecida Batista e Almeida, Faculdade Católica de Pará de Minas - FAPAM

Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) – UFMG; Especialização em Programa de Pós Graduação 'Lato Sensu' pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas; Especialização em Educação Contemporânea e Docência pela Faculdade Arnaldo Janssen, FA, Brasil; Especialização em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil. Especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil. Docente na Faculdade Católica de Pará de Minas, FAPAM.

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Publicado

2025-03-24

Edição

Seção

Artigos