O GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA PUBLICITÁRIA:
À LUZ DA TEORIA DA ESTRUTURA RETÓRICA (RST) E DA INTERTEXTUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.63054/2177-823X.2025.713Resumo
Este artigo traz um olhar analítico sobre gênero textual propaganda publicitária mediado pela intertextualidade com o gênero provérbio. O estudo justifica-se por investigar as relações explícitas e implícitas que se estabelecem na combinação das orações no discurso. O objetivo é descrever como se organiza a arquitetura do gênero textual propaganda, em interface com o gênero provérbio, e as relações que emergem entre as suas partes. A análise qualitativo–interpretativa se fundamenta na Teoria da Estrutura Retórica – Rethorical Structure Theory (RST), de MANN & THOMPSON (1983, 1985) e na Linguística Textual. A RST é uma teoria que visa estudar a organização dos textos e o estabelecimento das relações entre as porções (SPAN) do texto, bem como explicitar a coerência textual, conforme os autores supracitados. As relações que se estabelecem entre as orações podem ser descritas na intenção comunicativa e na avaliação do ouvinte/leitor, trata-se da plausibilidade. Como metodologia, selecionaram-se três propagandas publicitárias na web. Logo após, analisou-se a estrutura retórica das propagandas publicitárias, segmentando-as em unidade de informação, conforme Chafe (1980). Nesse sentido, constatou-se a predominância das relações NÚCLEO-SATÉLITE (N-S) de SOLUÇÃO, CIRCUNSTÂNCIA, PREPARAÇÃO, BACKGROUND e MULTINUCLEARES como CONTRASTE, REFORMULAÇÃO MULTINUCLEAR.
PALAVRAS-CHAVE: Gênero mídia publicitária; Gêneros textuais; Linguística textual; Teoria da Estrutura Retórica
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